Não é novidade que os super-heróis estão tomando conta da indústria cinematográfica. E 2016 foi um ano de grandes surpresas e algumas decepções nesse tipo de filme. Tivemos o aguardado Batman vs Superman e Capitão América: Guerra Civil, além das estreias de Deadpool, Esquadrão Suicida e Doutor Estranho no Cinema, sendo este último uma grande surpresa e, adiantando a lista, é o nosso número um. Mas vamos lá…
6. Deadpool
Deadpool é um filme que agrada os fãs dos quadrinhos, mas que deixa muito a desejar...Encontramos nele piadas machistas e por aí vai. Muitos dirão que é mimimi meu, mas eu sigo o pensamento de Guacira Lopes Louro (citarei sempre que puder em meus textos) de que o cinema é uma pedagogia cultural, sendo uma forma de educar os espectadores. E o que é perpetuado por este filme? Piadas machistas que são reforçadas na nossa cultura misógina através desse longa.
Bom, esse filme é um divisor de águas. Conquistou muitos fãs, mas conseguiu muitas críticas negativas por parte da imprensa. Eu particularmente achei o roteiro bem fraco e a luta, entre os dois, desnecessária. Mas, pasmem, a atuação de Ben Affleck foi legal. Outro ponto positivo que, diga-se de passagem, foi a melhor coisa do filme foi Gal Gadot como Mulher Maravilha. A gente publicou a crítica que pode ser conferida aqui.
4. Esquadrão Suicida
Sim, Esquadrão Suicida está na frente de Batman vs Superman. Achei que a dinâmica do filme funcionou melhor que o longa anterior, e a atuação de Viola Davis se sobressai. Apesar dos muitos problemas do roteiro, é um longa que prende mais a atenção do que BvS. Leia a nossa review aqui. Ponto negativo também para a hipersexualização de Arlequina.
Mais um filme que viralizou nas redes sociais por formações dos times De que lado você ficou? Capitão América ou Homem de Ferro? Com cenas hilárias e aquela já conhecida fórmula da Marvel Studios, o longa prende você até o final. Só cansa um pouco as várias cenas de lutas. Por outro lado, as formações dos times foram incríveis, com direito a primeira aparição do Homem-Aranha depois do acordo entre a Sony e a Marvel.
2. X-men: Apocalipse
Sim, a saga X-men no cinema é uma bagunça. Sei de tudo isso. Mas deixando a cronologia de lado, olhando apenas o filme como um produto cultural, saí do cinema dizendo: que filme do caralho! Essa segunda posição pode ser duvidosa porque tenho uma relação de amor com os mutantes. E o novo elenco agradou bastante. Outro ponto positivo foi o protagonismo dado a Mística (Jennifer Lawrence). Já queremos o seu filme solo!
1. Doutor Estranho
A grande surpresa ficou por conta deste filme, protagonizado por Benedict Cumberbatch. Acredito que poucos apostavam todas as fichas nesse longa como apostaram nos outros cinco. Mas os efeitos especiais e as atuações fazem de Doutor Estranho o nosso primeiro lugar. Ele tem alguns pontos negativos, claro, mas os positivos se sobressaíram. Ele é diferente de tudo que a Marvel já fez, principalmente em relação ao roteiro que introduz o personagem cuidadosamente. Leia nossa crítica aqui.
Comentários
Postar um comentário