![]() |
Reprodução/YouTube |
A nova aposta da canal norte-americano CW veio para sacudir o universo das séries. Num ambiente em que predominam histórias de heróis (americanos), o dia a dia da polícia (americana) e histórias de amor (entre americanos); é refrescante ver o universo latino trazido à televisão na série Jane The Virgin.
Baseada na novela venezuelana de sucesso, Juana La Virgen, a série da CW aborda um tema religioso de uma maneira cômica. A personagem principal, Jane Villanueva, fez uma promessa de que iria casar virgem, mas acaba sendo inseminada artificialmente por engano numa consulta ginecológica. Ah, e o pai do bebê é o seu chefe, por quem Jane tem uma queda. Aí começam as confusões - como contar a família, como explicar ao namorado, como lidar com a família do pai do bebê; e, o mais interessante, ser uma virgem grávida torna Jane uma santa?
O formato, assim como o tema, é inovador para a TV americana; tudo é pensado de forma a se assemelhar a uma novela latina. Cada episódio é denominado de capítulo, e os personagens são apresentados no estilo comercial de novela global. A cada aparição, legendas aparecem na tela dizendo nome e qual a função da pessoa naquela trama. Além disso, Jane The Virgin ainda conta com um narrador que possui um forte sotaque latino e uma voz grave, típica de locutor, que acrescenta um ar de comédia a todas as suas falas - e faz comentários durante o capítulo.
Outro ponto interessante é que, como anunciado antes da estreia pela protagonista Gina Rodríguez, a série quer mostrar o empoderamento latino. Em Jane The Virgin, os latinos não são apenas os empregados, os garçons ou as Marias do Bairro. Não, em Jane The Virgin, os latinos são cantores, empresários, médicos... Sim, os latinos também podem ascender!
Para melhorar a aceitação de uma novela mexicana num canal americano, a emissora apostou em rostos conhecidos pelo público estadunidense, como Andrea Navedo, que interpreta Xiomara, e é conhecida por seu papel em Law and Order; e rostos conhecidos pelo público latino, como Jaime Camil, o Rogelio, que interpretou o protagonista na novela La Féa Más Bella.
A inovação poderia ter sido um desastre, mas a aposta rendeu; e a CW, um canal geralmente ignorado em grandes premiações, recebeu duas indicações ao Globo de Ouro pela nova série: uma na categoria melhor série de comédia, e outra em melhor atriz numa série de comédia - que foi vencida por Gina Rodríguez, que interpreta a Jane.
Com números de audiência abaixo do esperado no período de estreia, as indicações ao Globo de Ouro foram o bastante para garantir a renovação da série, e para alavancar os números de audiência, tornando Jane The Virgin um dos maiores sucessos do canal.
A pergunta que fica é por quanto tempo a série irá durar, apesar de ter sido renovada, a CW não é famosa por suas comédias; e ainda, o formato de novela não é feito para durar mais do que dois anos, no máximo. Jane The Virgin é a anomalia da rede que deu certo, uma série de comédia voltada ao público adulto, com sotaque latino e mostrando que "yes, we can!"
Comentários
Postar um comentário