Cada Um Na Sua Casa traz mensagem contra o preconceito para o público infantil

Reprodução/Facebook Cada Um Na Sua Casa
A nova animação da DreamWorks, Cada Um Na Sua Casa, chega aos cinemas nesta quinta (09) e traz boas mensagens enroladas numa narrativa que vai encantar a todos. O filme conta a história de Oh, um alienígena da raça Boov - criaturas que viajam pelo universo em busca de um lugar para se esconder dos seus arqui-inimigos; e é então que os Boovs vão parar na Terra, onde eles reacomodam os humanos, enquanto os Boovs ocupam o planeta. 

Na Terra, Oh envia um convite para que todos compareçam a uma festa no seu novo apartamento. Mas o que o personagem não percebe é que, ao enviar o convite para todos, ele realmente enviou para todos os seres no universo! Inclusive para os arqui-inimigos dos Boovs! É dessa forma que a aventura de Oh começa: ele se torna um Boov non grato e deve se esconder para não ser preso. 

Enquanto foge, Oh conhece Tip, uma menina que se perdeu da mãe quando os Boovs realocaram os humanos. Com a intenção de escapar para o mais longe possível, ele concorda em ajudar Tip a encontrar a sua mãe, e, assim, os dois embarcam numa jornada de salvação juntos.

Cada Um Na Sua Casa tem um roteiro mais simples do que a última animação do estúdio DreamWorks, Como Treinar O Seu Dragão 2 - a trama é bem mais infantilizada, os personagens não possuem tanta profundidade e até a fala de Oh, propositalmente fugindo do padrão da língua, devem ser fatores que afastarão os adultos das salas de exibição do filme.

Mas, para o público infantil, Cada Um Na Sua Casa deve ser um sucesso. Tanto Oh quanto Tip são personagens com quem o espectador pode se identificar: ele é alguém que tenta se encaixar, mas acaba sendo deixado de lado; e ela é uma pessoa determinada e em busca de algo. Unido isso ao jeito doce de Oh e a personalidade forte de Tip, eles são os amigos que todas as crianças vão querer ter - especialmente depois de serem motivados pelos brindes da McDonald's inspirados no filme.

Reprodução/Blog Mc Diário Feliz

O ponto principal da história, entretanto, não é amizade entre o alienígena e a garota humana, mas sim a base que fundamenta essa amizade. Tip e Oh são completamente diferentes, e, ao se conhecerem, eles estão cheios de ideias pré-concebidas sobre o outro e isso faz com que eles mantenham distância a princípio. Mas quando conseguem superar o preconceito é que eles enxergam o outro por quem eles realmente são, não por quem eles acham que são. 

O filme, ainda, faz de sua protagonista, Tip, uma miniatura de Rihanna, que dá voz à personagem. Tip é negra, nascida em Barbados, com cabelo natural e com roupas confortáveis, ao invés de roupas simplesmente bonitas. Ter uma personagem como Tip num filme infantil e debater isso é relevante, pois representatividade importa. Quando uma criança assiste a Cada Um Na Sua Casa e vê Tip, ela vai se identificar, vai abraçar a sua identidade e a respeitar a identidade do outro.

Cada Um Na Sua Casa pode não ser uma animação digna de Oscar, mas deveria ser lição obrigatória para as crianças - e para adultos também. É um filme leve, divertido, que entretém e ensina, ao mesmo tempo; e um bom presságio para uma área que ainda exclui minorias, quando deveria estar as aceitando de braços abertos. 

Comentários

Postar um comentário