ABC enrola e não confirma identidade de A #WhoIsCharles



No episódio exibido na terça-feira, 24, a grande chamada seria a revelação da identidade do personagem mais misterioso dos seriados teen: A seria desmascaradx. Mas a máscara continua em seu lugar. O season finale de Pretty Little Liars não cumpriu o que prometeu, mas trouxe uma grande evolução para a narrativa da série.

Todas as outras temporadas mostravam A como um personagem onisciente - sabia de tudo, via tudo e controlava tudo. Enquanto as meninas apenas sofriam as consequências, mas o episódio 5x25, Welcome to the Dollhouse, trouxe pela primeira vez a chance do público, e das liars, chegarem perto de A em sua essência.

Agora mantidas em cativeiro, numa casa de boneca, que é uma retalho de réplicas das casas de cada uma delas, é possível ver o nível de obsessão que A possui - se isso ainda não estivesse claro pelas quatro temporadas anteriores. O cativeiro mostra a obsessão e reflete o cuidado e o planejamento dedicados ao projeto, A seria quase uma Amy Dunne na versão teen e suave da ABC Family. 

Outra surpresa apresentada no episódio é que Mona Wanderwaal está viva, e mora na casa de boneca, onde A faz com que ela interprete o papel de Alison; obrigando-a a tingir o cabelo, usar as mesmas roupas, falar do mesmo modo e pensar como Ali.

Todo esse ambiente milimetricamente coordenado é o que faz com que A consiga satisfazer as suas fantasias de poder controlar todas as liars e fazer parte da vida delas, além das mensagens de texto. O clímax é quando A faz com que elas organizem um baile de formatura, no qual os convidados são manequins, e Mona-Alison e A são coroadxs. 

Contra todas as possibilidades, as meninas conseguem fugir do baile, apenas para descobrir que estão rodeadas por cercas elétricas - e, para o telespectador descobrir, que além da cerca, elas estão rodeadas por uma floresta densa. Escapar não será uma tarefa fácil.

E o ponto que todos estavam esperando veio nos minutos finais e foi decepcionante para quem acompanhou todo o marketing do #BigAReveal. A ABC, mais uma vez, enrolou e não confirmou a identidade de A. Ficou subentendido que A é homem, chama-se Charles e é irmão gêmeo de Jason DiLaurentis, o irmão da Alison. Mas tudo isso, como sempre, ficou nas entrelinhas. Assim como já ficou nas entrelinhas que Toby, Ezra, Jenna, Monna, Melissa, CeCe, Byron e tantos outros eram A. 

O canal conseguiu a audiência que deseja, a hashtag #BigAFinale estava nos trending topics durante todos o episódio, juntamente com a hashtag Who is Charles - que, basicamente, resume o sentimento de quem já conferiu a história. Cinco anos foram gastos para esse momento, que, desde o começo, foi anunciado como diferente do livro, algo inesperado - para que se acabasse tendo algo pior que o final de Gossip Girl. Foi realmente inesperado! A é alguém que nunca vimos, nunca ouvimos falar, nem sabíamos da existência! 

O conselho é  para esquecer a identidade de A, a emissora já provou com o descaso que teve com esse plot que a identidade não é o mais importante. Se você conseguir focar apenas no terror psicológico provocado por essa figura, você vai gostar de continuar acompanhando. Mas caso não, recomendo que abandone PLL, é uma série repleta de furos, não dá para criar expectativa. 

Comentários

Postar um comentário