Conheça o filme 'proibido' da Disney




 A Disney, além de todo o seu encanto, beleza e clássicos absolutos que fascinam uma geração atrás da outra, também tem seus mistérios, os quais sabe esconder muito bem. Existe um filme que não foge das características básicas da sua grande produtora, ele possui tanto encanto quanto qualquer outro filme Disney e ainda revolucionou a história do cinema na sua época. Entretanto, atualmente ninguém mais sabe da existência desse longa, a não ser os grandes fãs da Disney e os "huge" cinéfilos. Ele foi apenas lançado em VHS e nunca mais relançado, nem em DVD. Abaixo você saberá por quê.

  A Canção do Sul (Harve Foste, 1946) conta a história de um garoto que teve que se separar do pai e morar com a mãe e a avó no Sul dos EUA, extremamente triste pela partida do pai, o garoto encontra novamente a felicidade por causa das grandes histórias do Tio Remus, um trabalhador local que enche as crianças de belas lições de vida contidas em suas fábulas. 

  O filme foi o primeiro Live-Action da Disney e também o pioneiro em utilizar a tecnologia que mistura atores reais com os desenhos animados. Tudo isso foi uma revolução na época do lançamento, o que trouxe um público considerável aos cinemas. O lançamento do filme ocorreu em Atlanta, na Geórgia, com a introdução do Walt Disney falando sobre a produção, apresentando o elenco, etc. Entretanto, o personagem principal do filme, Tio Remus, interpretado por James Baskett, não pôde comparecer ao evento. Ele não era autorizado a participar do filme que era protagonista porque a Geórgia era um estado racialmente segregado e James era negro.

  A grande polêmica envolvida no longa é justamente o racismo. O filme se passa na época da reconstrução, ou seja, a escravidão já tinha sido abolida, entretanto, o filme explora os negros ainda em seus estereótipos escravistas, é tão tal que, ao assistirmos o filme, temos uma leve sensação de que Tiu Remus se sente feliz naquela situação. A Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (NAACP) caiu como uma bomba em cima de Walt Disney alegando uma série de situações racistas no filme. 

  Toda a série de críticas relacionadas ao filme obrigaram Walt Disney a guardar seu grande clássico, A Canção do Sul, vencedor do Oscar de melhor canção original para "Zip-A-Dee-Doo-Dah", nos seus cofres pra sempre, deixando os fãs, após muitas décadas, a espera de um relançamento que nunca acontecerá.


2 comentários :

  1. E vcs ainda não viram nada, a disney esconde filmes tão polêmicos que só quem encontrará é quem busca imoralidade !!

    ResponderExcluir
  2. Que viva a fantasia em tempos de cinismo e do mito-ideologia.

    ResponderExcluir