O Professor especialista em Ciências Humanas Mitchel Estevão nos ajudou a listar 10 filmes e séries que ajudarão os futuros feras a entender melhor o contexto e também detalhes dos assuntos frequentemente abordados em provas de Ciências Humanas no Vestibular e ENEM.
Confiram o TOP 10:
10 - Olga (Jayme Monjardim, 2004)
O filme conta a história de Olga Benário (Camila Morgado), Militante Comunista que, perseguida pela polícia, foge para Moscou onde fica encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) na Itentona Comunista de 1935. Na viagem, eles se apaixonam. O movimento fracassa e Prestes e Olga são presos. O Governo Vargas a deporta grávida de 7 meses para a Alemanha Nazista.
9 - A Queda - As Últimas Horas de Hitler (Oliver Hirschbigel, 2005)
A Secretária de Adolf Hitler (Bruno Ganz), Traudi Junge (Alexandra Maria) é a Narradora dos últimos dias do líder do Nazismo Alemão nesse filme que apresenta uma visão bem realista da 2ª guerra mundial e seu fim.
8 - Morte e Vida Severina (Walter Avancini, 1981)
Minissérie produzida pela Rede Globo, apresenta os versos da obra literária de João Cabral de Melo Neto em um deslumbrante musical composto por Chico Buarque Estrelado por José Dumond, Elba Ramalho dentre outros, a minissérie mostra a realidade dos retirantes nordestinos em busca de melhores condições de vida na cidade grande.
7 - Lincoln (Steven Spielberg, 2012)
O filme se passa durante a guerra civil norte-americana, que acabou com a vitória do Norte. Ao mesmo tempo que se preocupava com o conflito, Abrahan Lincoln, o 16º presidente norte-americano, travava uma batalha ainda mais dificil em Washington. Ao lado dos colegas de partido, ele tentava passar uma emenda à constituição dos Estados Unidos para acabar com a escravidão.
6 - Memórias Póstumas (André Klotzel, 2001)
Baseado na obra de Machado de Assis. O filme é sobre o falecido Brás Cubas, que decide narrar sua história e revisitar os fatos mais importantes da sua vida, com o intuito de se distrair da eternidade. Começa a lembrar dos amigos como Quincas Borba, da sua formação acadêmica e dos amores de sua vida.
5 - Primo Basílio (Daniel Filho, 2007)
O filme é baseado na obra homônima de Eça de Queiroz e conta a história de Luiza (Débora Falabella), uma jovem romântica, casada com Jorge (Reynaldo Gianecchini). O casal faz parte da alta sociedade de São Paulo. Quando Jorge é chamado à Brasilia a trabalho, Luiza reencontra seu Primo Basílio, paixão da juventude. Basílio começa a visitá-la com frequência e com suas histórias, acaba conquistando Luiza. As saídas dela com o Primo chama atenção da vizinhança, mas o problema se dá mesmo quando sua empregada Juliana (Glória Pires) encontra provas de sua traição e começa a chantageá-la.
4 - Guerra de Canudos (Sérgio Rezende, 1997)
O episódio real da História brasileira é retratado nessa produção que durou quase quatro anos de produção. Conta a história da Guerra de Canudos, a qual o exército brasileiro enfrentou os integrantes de um movimento religioso liderado por Antônio Conselheiro (José Wilker) e que terminou no massacre dos integrantes pelas tropas federais.
3 - Zuzu Angel (Sérgio Rezende, 2006)
Biografia da estilista reconhecida internacionalmente Zuzu Angel (Patricia Pillar) que teve seu filho preso, torturado e morto pela Ditadura Militar Brasileira. Por se tornar ativista contra a ditadura, ela também foi morta por um acidente de carro forjado por militantes da ditadura.
2 - O Nome da Rosa (Jean-Jacques Annaud, 1986)
O filme se passa na Idade Média e mostra o cotidiano da época em uma abadia, onde o Frade Franciscano Guilherme de Baskerville (Sean Connery) e seu aprendiz Adson Von Melk (Christian Slater), são chamados para resolver o mistério de uns assassinatos na abadia medieval.
1 - Capitu (Luiz Fernando Carvalho, 2008)
A minissérie dividida em 5 capítulos homenageia o centenário da morte de Machado de Assis apresentando a obra Dom Casmurro de um jeito belíssimo. A história de Bentinho e Capitu nunca foi tão bem retratada e adaptada como nessa série vencedora de vários prêmios na área de fotografia, design e direção de arte.
Comentários
Postar um comentário