Fragmentado é suspense de tirar o fôlego
M. Night Shyamalan, responsável por um dos maiores suspenses da história (O Sexto Sentido, 1999), volta com tudo no super thriller Fragmentado. O diretor até fez coisas interessantes após O Sexto Sentido em filmes como Corpo Fechado (2000), Sinais (2002) e A Vila (2004). Porém, a partir de 2006 o talento do autor foi colocado em xeque com o lançamento de produções duvidosas como A Dama na Água (2006) e Fim dos Tempos (2008). Estes últimos apresentavam histórias enfadonhas e sem nenhum apelo emocional.
Em Fragmentado, o diretor retorna com uma direção afiada e um roteiro insano que vai agradar e muito os fãs do gênero. A produção é estrelada por James McAvoy (X-Men) e Anya Taylor-Joy (A Bruxa) e conta a história de um homem (McAvoy) diagnosticado com distúrbio de personalidade em que 23 identidades diferentes fazem parte de seu corpo. Uma dessas personalidades sequestra 3 adolescentes no estacionamento de um shopping e as levam para um lugar inóspito. A partir daí conhecemos mais sobre o distúrbio do personagem ao mesmo tempo que acompanhamos a trajetória de Casey (Taylor-Joy), que tenta livrar ela e suas amigas do cativeiro.
A tensão é característica central desse filme. Os enquadramentos que o diretor utiliza na primeira sequência são essenciais para causar o efeito de pânico sentido pelas personagens. O roteiro tem um bom ritmo e fica um pouco mais lento em certo momento, porém é tudo uma preparação de terreno para uma insana reviravolta (pontos para o diretor).
James McAvoy entrega uma performance atípica em comparação ao seus papéis anteriores. Visceral, emocional, aterrador, louco. Todas as suas performances são convincentes. A escolha de Anya Taylor-Joy como a heroína do filme não poderia ter sido melhor. A garota protagonizou o aclamado "A Bruxa" e tem tudo pra ser a nova diva dos filmes cult de terror e suspense desta geração.
O filme provavelmente estará na lista de melhores suspenses do ano e terá uma continuação (esperamos que não, parem as sequências Hollywood). Clássico instantâneo de M. Night Shyamalan, Fragmentado proporciona uma das melhores experiências de suspense desde Rua Cloverfield 10 e vale muito o ingresso.
Comentários
Postar um comentário