Perdido em Marte: Quando "Gravidade" encontra "O Náufrago"

Divulgação FOX
A adaptação do livro de Andy Weir, Perdido em Marte, estreia nas telonas nesta quinta-feira em nosso país. Lá fora, o filme já vem se destacando como uma grande promessa para o Oscar 2016, tanto para o seu diretor, o lendário Ridley Scott, como também para a atuação do ator Matt Damon.

Com título original alterado desde do lançamento do livro, The Martian, ou em bom português, "O Marciano", narra a história do botânico Mark Watney, que após uma tempestade no planeta vermelho sua missão é cancelada e os tripulantes resolvem voltar para a terra, mas um acidente acaba mudando o percurso do Wark, e ele acaba sendo dado como morto pelos tripulantes, mas não é bem isso o que acontece...

Divulgação FOX
Ridley Scott coloca sua paixão, a ficção científica, um pouco de lado e foca completamente no drama vivido pelo ator Matt Damon. O sci-fi é posto de lado para que o triunfante drama surja, e todo o potencial do personagem venha a tona.

O grande destaque dessa película é realmente sua incrível direção, Ridley Scott consegue se superar em sua arte, e finalmente vemos um filme tão bom quanto o seu Alien - O Oitavo Passageiro(1979). O diretor vinha de sucessos medianos e sem muita atenção, nem mesmo o prequel do seu aclamado filme, Prometheus(2012), conseguiu tanta notoriedade. O diretor consegue aprofundar a história, cativando o público com o personagem do biólogo Mark, e assim, torcendo por ele em cada tentativa de escapada do planeta.

Divulgação FOX
Outro grande destaque fica por conta do grande elenco, mas a notoriedade maior fica por conta dos personagens que estão em terra firme. Jeff Daniels consegue te irritar de uma maneira incrível. Lembrando, claro, que o ator fez ano passado Debi e Lóide 2, ou seja, personagens completamente opostos, mas com uma característica interessante: um ator de excelência máxima. Chiwetel Ejiofor sempre muito bem em seus personagens, mesmo que este esteja em segundo plano. Até a Kristen Wiig, que vemos em inúmeras comédias, está ótima no longa. Apesar de tudo, falar do Matt Damon é realmente uma missão difícil. Na minha, modesta opinião, ele não é um bom ator, mas consegue através de uma boa direção, trazer ao personagem uma certa originalidade. Mas nada que se sobressaia ao famoso "canastrão".

Divulgação FOX
Perdido em Marte é uma volta a altura do ótimo diretor que é o Ridley Scott, sua direção é equilibrada e torna as sequências realmente instigantes e precisas. Não tem como não comparar em nossas mentes filmes recentes, como Gravidade(2013) ou até mesmo o ótimo filme do Robert Zemeckis, O Náufrago(2000). Referências e lembranças sobre esses longas são impossíveis de se fazer, mas Perdido em Marte consegue ir além disso, ele consegue se destacar pela brilhante fotografia , pelos belos diálogos, pelo o elenco gigantesco e de ótima qualidade e principalmente pelo drama cativante. As comparações existem, mas o longa já ganhou o seu lugar ao sol, ou melhor dizendo, aos sóis.

Comentários

Postar um comentário