Baseado em uma história real, Foxcatcher conta a história dos irmãos campeões de luta-greco romana Mark Schultz (Channing Tatum) e Dave Schultz (Mark Ruffalo), que estão em treinamento para os Jogos Olímpicos de Seul, em 1988. Mark é apresentado como um rapaz introspectivo e triste, que está passando por vários conflitos internos, e a caracterização de Channing Tatum surpreende. O personagem de Steve Carell é o magnata John du Pont, herdeiro de uma família poderosa que lucrou muito com a guerra civil americana. Quando John du Pont convida Mark para fazer parte do seu Centro de Treinamento de Luta - Foxcatcher, uma fazenda bucólica com todo luxo e conforto para se preparar para os jogos, Mark vê uma oportunidade real de ser o campeão olímpico de 1988. Ao aceitar a proposta de John du Pont, ele convida o seu irmão Dave para ir junto, que se recusa a deixar o local onde já está estabelecido.
O diretor Bennett Miller (Capote) aposta em uma projeção sem trilha sonora, o que deixa a tensão entre os personagens mais evidente. Planos abertos da fazenda e sua mansão em tons frios revelam o mundo deprimente em que John du Pont se resigna. A maquiagem pesada, a qual o ator Steve Carell se submeteu, ajudou bastante em sua atuação. John é um homem sem expressão, um tanto egocêntrico e carente de atenção, que faz de tudo pra agradar a sua mãe, que não aprova nada que o filho faz.
O filme tem como foco inicial o lutador Mark Schultz, até a aparição de John du Pont, que usa de todas as suas armas $ para levar qualquer um ao seu mundo. Talvez o maior defeito de Foxcatcher esteja em seu ritmo lento, que poderia ser mais enxuto que as suas 2 horas e 10 minutos de duração.
A construção da tensão é um grande acerto. Mark e John desenvolvem uma relação de amizade tão estranha, que o desequilíbrio emocional presente nos dois faz com que se crie um suspense em torno de quem vai explodir primeiro durante o longa.
O elenco se mostrou realmente preparado para os personagens. Steve Carell assistiu à horas de gravações que mostravam o verdadeiro John du Pont, enquanto Mark Ruffalo e Channing Tatum treinaram luta greco-romana por 6 meses, e o resultado pode ser conferido em várias cenas durante o filme.
Foxcatcher se mostra um filme sombrio sobre loucura e pressão psicológica, e com os atores Channing Tatum e Steve Carell fora de suas zonas de conforto, o que já é um incentivo para assistir ao filme, que entra em cartaz nesta quinta (22).
Comentários
Postar um comentário