[Review] Foxcatcher: Uma História Que Chocou o Mundo

Cinebiografias estão por toda parte nesta temporada de premiações. Metade das produções indicadas ao Oscar de Melhor Filme são biográficas. Foxcatcher não está indicado aos melhores filmes, mas angariou importantes nomeações, como Melhor Direção (Bennett Miller), Melhor Ator (Steve Carell) e Melhor Ator Coadjuvante (Mark Ruffalo).



Baseado em uma história real, Foxcatcher conta a história dos irmãos campeões de luta-greco romana Mark Schultz (Channing Tatum) e Dave Schultz (Mark Ruffalo), que estão em treinamento para os Jogos Olímpicos de Seul, em 1988. Mark é apresentado como um rapaz introspectivo e triste, que está passando por vários conflitos internos, e a caracterização de Channing Tatum surpreende. O personagem de Steve Carell é o magnata John du Pont, herdeiro de uma família poderosa que lucrou muito com a guerra civil americana. Quando John du Pont convida Mark para fazer parte do seu Centro de Treinamento de Luta - Foxcatcher, uma fazenda bucólica  com todo luxo e conforto para se preparar para os jogos, Mark  vê uma oportunidade real de ser o campeão olímpico de 1988. Ao aceitar a proposta de John du Pont, ele  convida o seu irmão Dave para ir junto, que se recusa a deixar o local onde já está estabelecido.

O diretor Bennett Miller  (Capote) aposta em uma projeção sem trilha sonora, o que deixa a tensão entre os personagens mais evidente. Planos abertos da fazenda e sua mansão em tons frios revelam o mundo deprimente em que John du Pont se resigna. A maquiagem pesada,  a qual o ator Steve Carell se submeteu, ajudou bastante em sua atuação. John é um homem sem expressão, um tanto egocêntrico e carente de atenção, que faz de tudo pra agradar a sua mãe, que não aprova nada que o filho faz.

O filme tem como foco inicial o lutador Mark Schultz, até a aparição de John du Pont, que usa de todas as suas armas $ para levar qualquer um ao seu mundo. Talvez o maior defeito de Foxcatcher esteja em seu ritmo lento, que poderia ser mais enxuto que as suas 2 horas e 10 minutos de duração.
A construção da tensão é um grande acerto. Mark e John desenvolvem uma relação de amizade tão estranha, que o desequilíbrio emocional presente nos dois faz com que se crie um suspense em torno de quem vai explodir primeiro durante o longa.

O elenco se mostrou realmente preparado para os personagens. Steve Carell assistiu à horas de gravações que mostravam o verdadeiro John du Pont, enquanto Mark Ruffalo e Channing Tatum treinaram luta greco-romana por 6 meses, e o resultado pode ser conferido em várias cenas durante o filme.

Foxcatcher se mostra um filme sombrio sobre loucura e pressão psicológica, e com os atores Channing Tatum e Steve Carell fora de suas zonas de conforto, o que já é um incentivo para assistir ao filme, que entra em cartaz nesta quinta (22). 

Comentários

Postar um comentário