Across the Universe (2007) somou dois fascínios dos meus poucos e já cansados 21 anos. É um filme musical, que conta sua história através das canções dos Beatles. Lembro o quanto fiquei encantada e ainda mais feliz pela direção da talentosa Julie Taymor (famosa principalmente pela direção de O Rei Leão na Broadway, em 2006), e sabia que seria difícil demais não me sentir satisfeita com a obra.
O tom pessoal é justamente pelo significado que a obra tem para mim. Além da banda de Liverpool mais famosa do mundo, Across the Universe busca também inspirações na estética psicodélica do meu filme musical favorito, Hair (1979), assim como a ambientação nos anos 60 e toda sua atmosfera hippie e revolucionária, marcada pelos jovens contrários a Guerra do Vietnã.
![]() |
Referências também ocorrem através dos personagens Jojo e Sadie, fazendo alusões aos artistas da época, Jimi Hendrix e Janis Joplin |
Mas, vamos a história: Jude (Jim Sturgess) é um jovem inglês que decide partir de Liverpool para os EUA em busca do pai. Chegando lá, conhece o rebelde estudante Max (Joe Anderson). Eles se tornam amigos e decidem ir morar na efervescente Nova York da época.

Assim como os protagonistas, os nomes de todos os personagens (assim como o título do filme) foram retirados das canções da banda.
![]() |
Salma participa da sequência completa da canção Hapiness is a warm gun. |
O filme conta também com participações de Bono Vox (vocalista do U2), do cantor Joe Cocker e da atriz Salma Hayek. Hayek já havia trabalhado com Julie Taymor em Frida (2002) e quando soube do projeto, pediu para participar, mesmo que fosse em um papel pequeno.
90% das canções de Across the Universe foram gravadas ao vivo nos sets de filmagens, sem qualquer dublagem feita em estúdio durante a pós-produção. Os atores soltaram a voz lindamente e você pode conferir algumas performances logo abaixo:
Comentários
Postar um comentário