Não Pare na Pista é o resultado de sete anos de trabalho da roteirista Carolina Kotsho, conhecida por escrever os filmes 2 Filhos de Francisco(2005) e Flores Raras(2012). Essa experiência com cinebiografias resultou em mais um ótimo filme, desta vez, baseado na vida do escritor brasileiro mais lido de todos os tempos, Paulo Coelho e sua relação com a família, drogas e a busca por inspiração e realização do sonho de ser escritor. Antes de qualquer coisa, o filme mostra que nunca devemos desistir de nenhum objetivo. O script do longa foi lançado em livro contendo entrevistas com o próprio Paulo Coelho, informações adicionais, fotografias etc. O filme estreou nos cinemas no dia 14 de agosto.
O primeiro longa-metragem a ser dirigido por Daniel Augusto, que tem cinco documentários no currículo
explora a vida do enigmático Paulo Coelho, escritor de grande sucesso em todo mundo. Desde a sua conturbada adolescência até a maturidade. Como o próprio nome já diz, a cinebiografia foca, principalmente, na busca incessante do sonho de Paulo Coelho de ser escritor, desejo esse que o próprio possuía desde criança e seu pai tentava ofuscar, cobrando responsabilidade e questionando sobre qual "profissão concreta" ele terá. No meio dessa busca, entra em cena a vida agitada do ator: suas relações, amizades, trabalho, amores, envolvimento com drogas e ocultismo e a parceria com o grande Raul Seixas.

Os momentos mais marcantes da vida do autor, dos anos 60 até 2013, quando ele refaz o caminho de Santiago, é retratado por ótimos interpretes: Ravel Andrade, interpreta Paulo na juventude e Júlio Andrade, (também conhecido por fazer o papel de Gonzaguinha em "Gonzaga de Pai para Filho, 2012) na vida adulta e na maturidade (com bastante maquiagem). Paulo Coelho vive intensamente. Fernando Morais, escritor da biografia "O Mago" afirmou em seu livro: "o menino que nasceu morto, flertou com o suicídio, sofreu em manicômios, mergulhou nas drogas, experimentou várias formas de sexo, encontrou-se com o diabo, foi preso pela ditadura, ajudou a revolucionar o rock brasileiro, redescobriu a fé e se tornou um dos escritores mais lidos do mundo." Essa incrível vida, teve uma ótima adaptação cinematográfica e todos esses momentos tiveram seu lugar e seu significado no filme.
Por fim, o passado, presente e futuro da vida de Paulo Coelho apresentados no filme dialogam entre si e, mais especificamente sua vida adulta e sua parceria com Raul Seixas, nos causam uma sensação nostálgica de uma época que não vivemos e de uma história que não é nossa.
Comentários
Postar um comentário