Há exatos 4 anos, uma das cantoras mais notáveis dos últimos tempos nos deixava. A britânica
Amy Jade Winehouse, ou simplesmente Amy Winehouse, foi a responsável por trazer de volta ao mainstream estilos como o Soul e o Jazz, que há muito tempo não eram mais gêneros populares.
Amy Winehouse lançou o seu primeiro álbum em 2003, com apenas 20 anos de idade, o "Frank", que foi um sucesso de crítica e atingiu posições moderadas em paradas musicais do Reino Unido. Em Frank, Amy flerta com o jazz, tendo estreado na posição 60 da parada de discos UK United Charts e atingindo a 13ª colocação da mesma parada. Pode-se dizer que Frank foi a porta de entrada para o sucesso mundial que Amy conquistou alguns anos mais tarde. No primeiro single, a voz potente já estava presente, porém ainda sem o visual marcante que a deixou célebre no seu segundo álbum, o Back To Black.
Amy Winehouse - Stronger Than Me
E parece que o destino é mesmo cheio de ironias. No clipe de Stronger Than Me, Amy aparece cuidando de um namorado alcoolista e com uma aparência bem mais saudável. Anos mais tarde, o vício em álcool e drogas pesadas fizeram parte do sucesso e declínio da cantora.
![]() |
Amy e Blake Fielder-Civil |
Em 2006, Amy lançou o CD que a tornou famosa mundialmente. Produzido pelo DJ também britânico Mark Ronson, que trabalhou no mesmo ano com a cantora pop Christina Aguilera, em seu álbum retrô Back To Basics, Back To Black difere totalmente do primeiro disco da artista, e traz de volta o soul e R'n'B para as paradas de sucesso. O disco é totalmente inspirado no término do relacionamento de Winehouse com Blake Fielder-Civil, que a fez se afundar no álcool e drogas e trouxe a inspiração para um dos discos mais memoráveis de todos os tempos.
O primeiro single, Rehab, foi lançado no Reino Unido em Outubro de 2006 e foi bem recebido pela crítica e público. A música fala sobre a recusa de Amy em se internar numa clínica de reabilitação.
Em 13 de Março de 2007, o CD Back To Black foi finalmente lançado nos EUA e pode-se dizer que neste ano começa o sucesso internacional da cantora. O disco estreou direto na 7ª posição da Billboard 200, atingindo o 2º lugar, sua posição máxima.
Artistas da lendária gravadora Motown influenciaram tanto o visual quanto a sonoridade de Back To Black. Aretha Franklyn, Frank Sinatra e Ella Fitzgerald figuram como parte da formação musical de Amy Winehouse. O estilo clássico dos antigos grupos femininos da Motown aparecem em toda a videografia da Era Back To Black, que rendeu indicações ao MTV Video Music Awards , incluindo Melhor Clipe do Ano para o vídeo de Rehab.
Amy Winheouse - Back To Black
Back To Black se tornou o CD mais vendido do mundo em 2007, com mais de 5 milhões de cópias vendidas e em 2008 permaneceu na lista como o segundo CD mais vendido no globo.
Em 2008, Amy ganhou 5 Grammys, a premiação máxima da música, incluindo Gravação do Ano (Rehab), Artista Revelação e Melhor Álbum Pop (Back To Black). Impedida de entrar nos EUA por causa de seus problemas com drogas e polícia, Amy recebeu todos os prêmios através de uma videoconferência de um estúdio montado especialmente para ela na Inglaterra.
Back To Black permaneceu até 2011 como o segundo disco mais vendido do século XXI no Reino Unido, sendo desbancado em seguida pelo álbum 21, da Adele.
De 2008 a 2010 Amy oscilou entre a promoção do disco e os seus vários problemas com drogas e álcool, participando de festivais importantes como o Glastonbury e Rock In Rio Lisboa.
Em 2011, depois de uma pausa na carreira, Amy retornou aos palcos e fez uma turnê que passou pelo Brasil, com rumores de que ela estaria preparando um disco de reggae, que pode vir a ser lançado como mais um álbum póstumo da cantora.
Amy foi encontrada morta em sua casa, no dia 23 de Julho de 2011, aos 27 anos de idade, entrando na lista de músicos icônicos que morreram com essa idade - Jimi Hendrix, Janis Joplin, Kurt Cobain - após sofrer uma overdose de álcool depois de passar vários dias sem ingerir a substância.
Ainda em vida o legado de Amy Winehouse já era notável. Artistas como Adele e Lana Del Rey só estão no universo mainstream graças a Amy ter começado esse movimento. Duffy, uma das artistas que mais vendeu discos em 2008, afirmou que Amy era uma de suas influências, e não se importava com as comparações que surgiram na época. Adele também agradeceu Amy Winehouse por ter aberto as portas para que artistas como ela fizessem sucesso, e a homenageia em seu DVD Live At Albert Hall.
A última música lançada por Amy Winehouse foi a parceria com o lendário cantor Tony Bennett, Body and Soul, incluída postumamente como faixa do CD Lioness - Hidden Treasures, uma compilação com gravações originais de músicas famosas de Amy e 2 faixas inéditas.
E é claro que o legado de Amy Winehouse só tende a se fortalecer com o passar dos anos. Pode-se dizer que a cantora é o mito dessa geração, assim como Elvis Presley foi da sua e ainda é. Os lançamentos póstumos estão previstos, várias gravações permanecem escondidas e resta pra todos nós, amantes da música, aguardar o lançamento das faixas inéditas dessa artista, que com certeza é a maior cantora dessa geração.
Comentários
Postar um comentário