Let's Dance: David Bowie e as trilhas sonoras de cinema



Sentiram falta do nosso Soundtrack da Semana? Este último sábado não teve, mas hoje temos uma proposta parecida para vocês. Em vez de pegar um filme e analisar toda a trilha sonora, pegamos um cara bem conhecido no mundo do cinema: nas telonas e nas trilhas sonoras: David Bowie.

Além de ter algumas atuações no currículo, o Camaleão do Rock é figurinha carimbada em trilhas sonoras de alguns filmes. Só de 2013 para cá, foram quatro filmes- que pelo menos eu assisti- com canções dele na trilha sonora. Se você conhece outros, não deixa de contar pra gente depois ;)

A lista é simples, com sete filmes de variados diretores. Tem Tarantino, Ben Stiller e Karim Aïnouz. So...Put on your red shoes and dance!

Dogville

Esse é, talvez, o mais “cult” da lista e o melhor de Lars Von Trierzzzzzzzzzzzzz. O filme é reconhecido por sua ousadia na direção de arte e quem rege os créditos finais é David Bowie com a música ‘Young Americans’, complementando o final irônico do diretor.




Bastardos Inglórios

Um dos melhores de Tarantino. O filme se passa no período da Alemanha de Hitler e alcançou as graças público com o grupo de "caça-nazistas" comandado por Brad Pitt. Muitos questionam a trilha do filme, principalmente a música de David Bowie. Os chatos de plantão não aceitam uma música “atual” em um filme de época. No entanto, não vejo outra combinação perfeita além de ‘Cat People’ para a cena de vingança de Shoshanna.



As Vantagens de Ser Invisível

Um dos filmes mais lindos que existe com uma das músicas mais lindas que existe. É só tocar Heroes que todo mundo se sente infinito. Só falta uma van, um túnel, Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller pra completar o cenário!



Frances Ha  

Uma crônica nova iorquina tem que ter David Bowie. Afinal, o Camaleão deixou de vez Londres e se mandou foi pra terra do tio Sam. A canção é Modern Love, que até entra no contexto da história de vida da menina Frances.


A Vida Secreta de Walter Mitty

Um filme de Ben Stiller, com Ben Stiller...'A Vida Secreta de Walter Mitty é uma verdadeira viagem, tanto mental quanto de espaço. E é também uma linda homenagem à fotografia analógica. A música de David Bowie escolhida é Space Oddity. Aliás, nenhuma outra canção dele é mais apropriada para a história.


Trapaça
O mais recente filme de David O. Russell conta com a canção The Jean Genie, que faz parte do álbum Aladdin Sane, uma evolução do Ziggy Stardust. A música é animada e embala a comemoração dos trapaceiros.




Moulin Rouge

David Bowie também embala o musical com a canção Nature Boy. Aliás, Moulin Rouge entrou no Soundtrack da semana há alguns sábados. Para ver, basta clicar AQUI.






Eu, Christiane F. - 13 Anos, Drogada e Prostituída

David Bowie preparou um álbum, intitulado Christiane F., especialmente para a trilha sonora do filme. E para música-tema, foi escolhida Heroes (com versão até em alemão),que também entra em Praia do Futuro, uma produção brasileira recém-saída do forno que deixamos para encerrar a listinha. 



Outro filme que tem canção de David Bowie é De repente 30 <3! Aparece apenas um trecho rápido, com menos de 15 segundos (Claudia Leitte feelings), de Under Pressure, que aliás tem a participação de Fred Mercury. O Camaleão do Rock também marca presença na trilha sonora de algum filme com as gêmeas Olsen, com a música Suffragette City. Se não me engano, a comédia é No pique de Nova York.

Comentários

Postar um comentário