20 anos de Rei Leão



Este é o momento onde a sua infância passará pelos seus olhos, onde você vai relembrar da filosofia de vida hakuna matata, chorar novamente por um triste acontecimento com o pai do leãozinho, além de notar agora o quão velho você está porque o nosso amado filme da Disney, "O rei leão", está completando hoje 20 anos de sua premiere nos EUA.

Nesta publicação trarei uma rápida passagem pela história da animação e suas curiosidades, trunfos e polêmicas (leiam até o fiiim rsrs).

Resuminho

Então, sobre a história, eu nem acredito que seja necessário falar muito. Se há alguém aqui que não assistiu ao filme eu peço encarecidamente que nem se pronuncie. u_u

Brincadeira, fique aqui. Entre no clima, delicie-se e vá vê-lo em seguida, ok?

Bom, "O rei leão" conta a história de um um pequeno leãozinho chamado Simba.

Owti malia mô deus *-*


Simba é o filho do rei Mufasa e acaba sendo envolvido em uma trama de seu tio Scar, o malígno irmão de Mufasa.


Scar planeja assumir o trono a partir da morte do irmão e o sumisso do sobrinho.

filhadaputagem...


É aí que chegamos na cena mais cruel que a disney já fez para as crianças, com Simba vendo seu pai morto e, em seguida, sendo acusado pelo tio de ter causado isso.


Assustado, nosso leãozinho foge pra longe e acaba encontrando um suricate e um javali também excluídos da sociedade. Timão e pumba. Sim, a magnífica dupla que faz o filme se iluminar novamente com a canção Hakuna Matata, mandando Simba esquecer seus problemas e pensar só no hoje, é como um Carpe diem.


Simba passa a crescer do lado de Timão e Pumba e ao reencontrar sua "amiga" de infância e saber o quão triste anda a situação no reino, decide voltar para conquistar o que é dele por direito e retirar o tio do trono. Eu vou parar por aqui senão já estarei contando todo o filme e ele não merece ser resumido a uma sinopse dessas, sem o cidadão assistir.

Recepção


"O rei leão" foi um sucesso gigantesco da Disney, sendo a maior bilheteria da indústria por longos anos até os recentes filmes da pixar como 'Procurando nemo', 'Toy Story 3' e 'Frozen'. O sucesso continuou nas vendas em home video com o lançamento do filme em VHS em 95, o relançamento em VHS e DVD em 2003 e o recém lançamento em Bluray 2D e 3D seguidos do relançamento do filme em 3D nos cinemas.

Além disto, duas sequências foram lançadas, "O rei leão 2" contando a história de Kiara, filha de Simba, e "O rei leão 3" contando toda a história do primeiro longa, na visão da dupla Timão e Pumba.

Vencedor do Oscar, do globo de ouro, O rei leão também se tornou quadrinhos, um show musical muito bem sucedido da broadwayuma possível nova série da disney e jogos de videogame como um que muitos devem se recordar com um certo trauma: 

PS: Agradeço aos emuladores de videogame para computador, que possibilitaram salvar qualquer momento do jogo para voltar atrás quando desse game over.

Após termos uma dimensão do que este filme representa na industria cinematográfica e infantil, vamos lembrar algumas curiosidades e polêmicas sobre ele:


Curiosidades

- A sequência de abertura seria totalmente falada. Os produtores mudaram de idéia após ficarem impressionados com a música “Circle of Life”, composta por Hans Zimmer, deixando da forma como conhecemos.



- A sequência do estouro da manada de gnus, que dura cerca de três minutos, demorou dois anos para ser concluída, precisando utilizar tecnologias computadorizadas de ultima geração da época para criar o movimento dos gnus como são vistos na cena.


- Na cena onde Simba lembra do passado e desaba, o pólen parecia formar a palavra SEX (sexo) e isto causou uma grande polêmica para a Disney, que se explicou mais tarde informando que tal exibição era, na verdade, a sigla SFX, para efeitos especiais. Uma brincadeira feita pela equipe de efeitos especiais do filme.



- O filme não se baseou oficialmente em nenhuma obra, mas tem grandes traços da história de Hamlet e particularmente de uma animação japonesa...


Digam olá para 'Kimba', o leão branco!
Criado na década de 60, no Japão, por Osamu Tezuka, foram encontradas diveersas semelhanças entre o desenho japonês e o filme 'O rei leão' como as exibidas abaixo:





Além de tudo isso, ainda tem o nome de Simba, né, que basta trocar a primeira letra...
Isso foi o que mais de 1.100 fãs do desenho também acharam e decidiram fazer um protesto contra a Disney, exigindo apenas que o nome de Osamu Tezuka estivesse nos créditos do longa. Tal protesto não foi adiante porque a viúva de Tezuka pediu o fim do mesmo, alegando estar feliz pela Disney ter feito algo em homenagem a seu marido.


- O filme Pocahontas foi produzido ao mesmo passo que Rei leão e a Disney, estava bem mais entusiasmada com Pocahontas, acreditando que teria mais prestígio e sucesso com ele do que com o arriscado filme da selva.

"Lá na curva o que é que veeeeeeeeeeeem"



- Que Scar tem um jeito boiolau até nós quando pequeninos já havíamos notado. Agora um fato curioso, e certamente não proposital, é a dublagem brasileira, na cena final do personagem, quando ele diz a frase "Eu não quis fazer isso", misturada aos efeitos sonoros e trilha soar tão facílmente um "Eu sou bicha!!" do dublador. Relaxa Scar, todos já sabiam.


- O produtores queriam que a canção “Can You Feel the Love Tonight” fosse um dueto cômico entre Timão e Pumba por completo. Elton John certamente ia ficar muito feliz com isso...


Vamos ouvir um pouco dessa maravilhosa canção que ganhou o oscar de "Melhor canção original" em 1995:



Bom, pessoal, acho que ficarei por aqui. Se eu extender muito esse post ninguém mais conseguirá terminá-lo. rsrs Espero que não tenham se cansado muito e que a postagem tenha sido interessante apesar de muitos já conhecerem boa parte das curiosidades e história deste clássico da animação. Vamos todos comemorar assistindo novamente ao Rei leão como nos velhos tempos.

Vida longa ao rei!

Comentários

Postar um comentário