Onde estão as boas obras de horror da atualidade? Na TV



Filme no domingo é lei... Não tem dia melhor para assistir a um. É o dia da ressaca, do descanso, do desespero pela segunda-feira que se aproxima. Mas, pelo menos onde eu moro, o cheiro de pipoca no ar faz a gente esquecer que amanhã é segunda.

Na árdua jornada de achar um filme para assistir, difícil mesmo é encontrar um bom filme do gênero horror atual. Acho que dá até para contar nos dedos, no meu caso. Mas cada um com seus gostos. Enquanto uns ficam com medo de Livrai-nos do mal, eu fico frustrada com um filme desse tipo. Cadê a originalidade do horror? Quando não é filme de exorcismo, são franquias intermináveis. Agora, a “moda” é fazer remake, reboot, prequel, spin-off e o que mais puder ser derivado de um longa já existente.

Só para vocês terem uma ideia, esse ano vi notícias de um remake do clássico Os Pássaros, de Hitchcock (não sei se a pior parte é saber que vai haver um remake do filme ou saber que vai ser produzido pelo Michael Bay), prequel de O iluminado e reboot de Eu sei o que vocês fizeram no verão passado. Sem falar no spin-off de Invocação do mal que vai estrear, Annabelle. Pegaram o  filme melhorzinho de horror da atualidade e já espremeram-no todo.

É, amigos, não tá fácil pro horror cinematográfico. A única obra que chamou minha atenção esse ano foi o longa nacional Quando eu era vivo. Tem também The Babadook, que chamou atenção pelo trailer. Mas como não foi lançado ainda, não dá pra opinar. 

Em contrapartida ao cinema, na televisão, o gênero horror, com ênfase no sobrenatural, vem surpreendendo cada vez mais com bons produtos. Houve um “boom” do gênero nos últimos anos, principalmente depois da chegada de American Horror Story. Antes, já existiam séries como Supernatural (que já deveria ter terminado) e The Walking Dead.

Abordando também o sobrenatural, temos The Vampire Diaries, mas é mais drama teen do que horror. Enfim... Eu aproveitei esse bom momento do horror na televisão e fiz uma pequena seleção de séries desse gênero para vocês.

1- American Horror Story: A série de Ryan Murphy e Brad Falchuk tem início, meio e fim. Cada temporada é uma história diferente, com personagens diferentes e épocas diferentes. Em outubro, terá início a quarta temporada, intitulada Freak Show. A terceira temporada é mais mitológica, porém encontramos elementos do horror sobrenatural como o personagem Kyle, uma referência ao clássico Frankestein.

2-  Penny Dreadful: A série da Showtime estreou esse ano e já conquistou meu coração. A história se passa em uma Londres Vitoriana e traz personagens clássicos como Dorian Gray, Van Helseing e Dr. Victor Frankenstein. Além disso, também aborda vampiros e exorcismo (palmas para Eva Green).

3- The Strain: A nova série de horror da FX tem nada menos que Guillermo del Toro como um dos criadores, e como diretor do primeiro episódio. A produção gira em torno de  um fenômeno vampiresco que toma conta de Nova York. O chefe do Centro de Controle de Doenças, Dr. Ephraim Goodweather, organiza um grupo para tentar conter o “surto”. O piloto é eletrizante. Vale a pena conferir.

4- Hemlock Grove- A série é produzida pela Netflix e é uma mistura de suspense e horror. A trama já começa com o assassinato de uma garota e um dos suspeitos é um menino de 17 anos que assume ser lobisomem. Ao contrário da CBS/ABC/The CW, a Netflix sabe a hora de terminar uma série, com Hemlock Grove indo para sua terceira e última temporada em 2015. 


Há outras produções pertencentes ao gênero como Salem e Sleepy Hollow. Mas desisti de ambas ainda na primeira temporada. Para quem gosta do gênero, vale dar uma sacada.

Comentários

Postar um comentário