Inverno de Sangue em Veneza - A construção do suspense através da edição



Inverno de Sangue Veneza, filme de 1973 estrelado por Julie Christie e Donald Sutherland, conta a história de um casal que, para se recuperar da morte da filha pequena, passam uma temporada em Veneza, na Itália. A narrativa do filme é construída a passos lentos, deixando o espectador sem entender durante boa parte da produção qual o mistério principal da história.

A edição do filme é um dos elementos principais do roteiro, dando pistas sobre o suspense, e principalmente dando ritmo à historia. Na primeira sequência, o casal Baxter está dentro de casa enquanto os filhos estão brincando fora. A filha do casal se afoga num lago. e de dentro da casa, John Baxter, o pai da menina, tem um pressentimento de que a filha está em perigo. Tudo é intercalado num jogo de cenas que mostram ações que coincidem dentro e fora da casa, dando assim toda a atmosfera de suspense que permeia todo o filme.

Em Veneza, o casal conhece uma dupla de mulheres misteriosas. Uma delas é cega e médium e diz para Laura que viu o espírito da filha do casal enquanto eles jantavam. Mais tarde, a justaposição de cenas é usada novamente, durante uma cena de sexo do casal.

Logo depois, o casal sai pra jantar e acaba se perdendo no caminho. Eles estão em um lugar escuro e completamente vazio. Planos abertos destacam isso e movimentos de câmera bruscos seguidos de close-up ajudam a criar um clima de tensão.

Descobrimos que há um assassino na cidade, 2 corpos até a primeira metade do filme. Tudo isso se liga plot da clarividência de John Baxter. A médium alerta que o casal deve sair de Veneza porque John corre perigo. Mais tarde, John sofre um acidente na igreja em que está trabalhando. Nesta cena é utilizado o recurso da câmera subjetiva. John está pendurado em uma corda e sentimos a tensão do perigo que lhe fora alertado pela médium.

Laura volta para a Inglaterra por causa de um acidente sofrido na escola pelo seu filho e enquanto John ainda está em Veneza, ele a vê num barco junto com as duas mulheres misteriosas. A partir daí o ritmo do filme acelera até chegar ao seu desfecho.

Inverno de Sangue em Veneza se apoia em uma edição que contém muitos planos abertos, vemos muito os canais da cidade, as casas, o estilo gótico do lugar. Sem o estilo peculiar da edição  é possível que não houvesse ritmo para 1h50 minutos de projeção.

Comentários

Postar um comentário