Domingo (11) é dia de premiação. O primo do Oscar tem exibição aqui no Brasil pela TNT, às 23 horas e será apresentado novamente pelas MUSAS BFF do humor Tina Fey e Amy Poehler (o que dizer? <3). Tomarei a liberdade de copiar um pouco a forma como o site indiewire costuma publicar suas apostas, mas com minha opinião, certo? É claro que algumas coisas irão bater, outras não. De qualquer forma, depois daqui, dá uma passadinha lá. Ah, Birdman é o maior nome da festa, concorrendo em sete categorias, seguido por Boyhood: Da Infância à Juventude e O Jogo da Imitação, ambos com cinco.
CINEMA:
MELHOR FILME DE DRAMA

Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo
O Jogo da Imitação
Selma
A Teoria de Tudo
Para quem vai a torcida: Boyhood
Quem acho que leva: Boyhood
Quem tem chance: O Jogo da Imitação
Quem deveria estar aí: Whiplash: Em Busca da Perfeição
O indiewire acha que O Jogo da Imitação leva, mas creio que o favorito mesmo seja a produção que gerou buzz por conta dos 12 anos para ser finalizada. Boyhood foi um filme que gerou curiosidade por acompanhar o crescimento de alguém na íntegra, com o tempo real afetando de todas as maneiras. De fato, ele não funcionaria da mesma forma sem esse elemento. Possui narrativa simples e profundamente verdadeira.
MELHOR ATRIZ DE DRAMA
![]() |
Julianne Moore em "Para Sempre Alice" |
Felicity Jones - A Teoria de Tudo
Julianne Moore - Para Sempre Alice
Rosamund Pike - Garota Exemplar
Reese Witherspoon - Livre
Para quem vai a torcida: Julianne Moore
Quem acho que leva: Julianne Moore
Quem tem chance: Rosamund Pike
Quem deveria estar aí: Marion Cottilard/ Scarlett Johansson
Julianne Moore brilhou esse ano. Tanto Para Sempre Alice quanto Mapa para as Estrelas são filmes medianos, mas a sua interpretação não passou despercebida. No primeiro, ela vive uma renomada professora que se transforma completamente por conta da Alzheimer precoce e no segundo, uma celebridade que quer de todo jeito viver o papel que antes foi interpretado pela mãe no remake de um filme, mas enfrenta seus próprios complexos de idade, fama, futilidade e da relação conturbada materna. Ela é a favorita absoluta, mas Rosamund Pike já vem despontando na crítica como possível ladra de um Oscar quase certo rs. Pike é incrível em Garota Exemplar, mas os desafios de Moore foram bem mais complexos em Para Sempre Alice, onde teve pouco tempo para se preparar, em um filme fraco comparado ao ótimo suspense de David Fincher, com um diretor que não estava presente em alguns momentos e sem falar em ser a atriz que carrega o filme nas costas.
PS² - Curiosa para conferir o trabalho de Aniston em Cake. Meio que ignoro Reese, sorry. Principalmente porque Livre (Wild) me lembra Na Natureza Selvagem, então já não é novidade.
MELHOR ATOR DE DRAMA

Steve Carell - Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo
Benedict Cumberbatch - O Jogo da Imitação
Jake Gyllenhaal - O Abutre
David Oyelowo - Selma
Eddie Redmayne - A Teoria de Tudo
Para quem vai a torcida: Eddie Redmayne
Quem acho que leva: Benedict Cumberbatch
Quem tem chance: Tá tudo no mesmo barco
Quem poderia estar aí: Miles Teller - Whiplash: Em Busca da Perfeição
Vou começar dando destaque pro Jake, em menção honrosa mesmo. Ouvi boatos que Carell tem mais chance que ele, mas não quero acreditar nisso. Jake entregou em O Abutre a sua melhor interpretação no Cinema. Mas voltemos à torcida. Redmayne supera expectativas em A Teoria de Tudo, com esse personagem incrível, o físico consagrado portador da rara esclerose lateral amiotrófica, Stephen Hawking. Benedict é favorito no BAFTA também, tá com uma campanha grandiosa para o Oscar, mas não é tão vitória certa como Moore. Nos resta aguardar.
MELHOR FILME DE COMÉDIA OU MUSICAL
Birdman

Caminhos da Floresta
Pride
Um Santo Vizinho
Para quem vai a torcida: O Grande Hotel Budapeste
Quem acho que leva: Birdman
Quem tem chance: O Grande Hotel Budapeste/Caminhos da Floresta
Quem poderia estar aí: Begin Again (ok, forcei)
Begin Again tem um título que eu não gosto aqui no Brasil (Mesmo se Nada der Certo) porque parece comédia romântica comum e não é. Foi um dos filmes que mais gostei do ano passado e talvez outros mereçam mais que ele, mas como diz o título, é tudo comentário na doida mesmo, puro impulso. Birdman é o favorito, mas o meu amor maior é mesmo O Grande Hotel Budapeste.
MELHOR ATOR EM FILME CÔMICO OU MUSICAL

Michael Keaton - Birdman
Bill Murray - Um Santo Vizinho (St. Vincent)
Joaquin Phoenix - Vício Inerente
Christoph Waltz - Grandes Olhos
Para quem vai a torcida: Ralph Fiennes
Quem acho que leva: Michael Keaton
Quem tem chance: Ralph Fiennes/Joaquim Phoenix
Quem deveria estar aí: Sem sugestões.
Christoph Waltz já faturou antes e ele é tão excelente que me parte o coração deixa-lo de fora, fica a menção honrosa aqui. Ralph Fiennes é maravilhoso em O Grande Hotel Budapeste, ao lado do seu fiel lobby boy (Tony Revolori). Aliás, é um ator que merece mais reconhecimento, talvez seja a hora. Mas, é mesmo Keaton quem domina as forças, assim como o seu super-herói. O ator volta aos grande papéis no filme de Iñárritu e deve abocanhar a estatueta.
MELHOR ATRIZ EM FILME CÔMICO OU MUSICAL

Emily Blunt - Caminhos da Floresta
Helen Mirren - A Cem Passos de um Sonho
Julianne Moore - Mapa para as Estrelas
Quvenzhané Wallis - Annie
Para quem vai a torcida: Amy Adams
Quem acho que leva: Emily Blunt
Quem tem chance: Julianne Moore
Quem deveria estar aí: Sem sugestões
Eis que se Moore ganhar nas duas categorias, não tem mesmo mais chance para Pike no Oscar. Ela virá forte como touro para levar sua estatueta. Mas, outro nome bem comentado é o da inglesa Emily Blunt, por quem eu torceria se não fosse Amy Adams na disputa. É totalmente injusto eu comentar essa categoria porque só conferi a performance de Moore, mas vai ganhar pitaco assim mesmo. A minha torcida por Amy é pelo respeito que tenho ao talento dela e por ter simpatizado bastante com a personagem que ela vive em Grandes Olhos. Falta conferir para saber se ela arrasa mais que as outras.
MELHOR ATOR COADJUVANTE

Robert Duvall - O Juiz
Ethan Hawke - Boyhood
Edward Norton - Birdman
Mark Ruffalo - Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo
J.K. Simmons - Whiplash: Em Busca da Perfeição
Para quem a vai torcida: J.K Simmons
Quem acho que leva: J.K Simmons
Quem tem chance: Edward Norton
Quem deveria estar aí: Sem sugestões
Edward Norton é o favorito de uma parte da crítica, mas J.K Simmons destrói. Já perceberam que eu tô puxando a sardinha para Whiplash, né? Mas é fato: A interpretação desse cara é insuperável esse ano. Duvall em O Juiz tá muito bem como sempre, embora o filme seja bem mediano (não gostei, mas tem seus méritos, como a interpretação do ator, por exemplo) e Ethan Hawke também merece destaque por Boyhood, mas é Patricia Arquette, mesmo, quem tem mais chance de levar como coadjuvante do que ele.
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Jessica Chastain - A Most Violent Year
Keira Knightley - O jogo da imitação
Emma Stone - Birdman
Meryl Streep - Caminhos da floresta
Para quem vai a torcida: Sem torcida, feliz com as candidatas.
Quem acho que leva: Emma Stone/ Patricia Arquette.
Quem tem chance: Todas, mas um bônus especial para Meryl Streep.
Quem deveria estar aí: Todas merecem.
A categoria mais difícil para mim. Gosto de todas, não tenho ideia de favoritismos e realmente estão praticamente no mesmo barco. Surpresa nenhuma será qualquer uma das cinco vencer.
MELHOR DIRETOR

Ava Duvernay - Selma
David Fincher - Garota Exemplar
Alejandro González Iñárritu - Birdman
Richard Linklater - Boyhood
Para quem vai a torcida: AI MEU DEUS
Quem acho que leva: Richard Linklater
Quem tem chance: Ava Duvernay
Quem deveria estar aí: Damien Chazelle - Whiplash: Em Busca da Perfeição
Como eu posso escolher só um para quem torcer quando tivemos um ano tão rico de ótimos diretores/autores? Isso mesmo, os cinco aí são toda a essência de seus filmes, mas vou tentar achar meu favorito. Wes Anderson se supera em O Grande Hotel Budapeste, nos ângulos, na escolha de cada detalhe, no formato da tela, nos quadros, tudo é feito com maestria no filme (direção de arte, fotografia e maquiagem impecáveis, além do roteiro de Anderson). Não conferi o trabalho da Ava, mas essa mulher tá no hype e Iñárritu, só de lembrar de Babel e de observar essa dominação de Birdman, já dá pra sentir que o cara mandou bem de novo. David Fincher fez mais uma vez um ótimo trabalho, mas não superou os antecessores. E Linklater talvez tenha sido o que mais se arriscou, embora a sua trilogia anterior à Boyhood (Antes do Amanhecer, Antes do Pôr do Sol e Antes da Meia-Noite) já continha a prévia do seu relacionamento com o tempo. Em se tratando de evolução, fico entre Linklater, Anderson e Iñárritu, nessa ordem. (esse último só pela confiança).
MELHOR ROTEIRO

Gillian Flynn - Garota Exemplar
Alejandro González Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris, Armando Bo - Birdman
Richard Linklater - Boyhood
Graham Moore - O Jogo da Imitação
Para quem vai a torcida: Wes Anderson e Gillian Flynn
Quem acho que leva: Wes Anderson
Quem tem chance: Todo mundo
Quem poderia estar aí: Damien Chazelle, talvez. Os cinco presentes merecem, não sei quem tiraria para que Damien entrasse.
Garota Exemplar foi bem adaptado para a telona, um trabalho que agradou muito os fãs do livro de Gillian Flynn. Mas acho que Anderson tem mais chance, assim como Iñárritu e sua turma.
MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Tangerines (Estônia)
![]() |
Cena de Força Maior |
Gett (Israel)
Ida (Polônia)
Leviatã (Rússia)
Para quem vai a torcida: Tangerines
Quem acho que leva: Ida
Quem tem chance: Leviatã
Quem poderia estar aí: Relatos Selvagens ou Mommy.
Menção honrosa para Força Maior, único que vi no cinema. Ótimo filme, mas não creio que tenha mais chances que Leviatã e Ida.
MELHOR LONGA DE ANIMAÇÃO

Festa no Céu
Os Boxtrolls
Como Treinar o Seu Dragão 2
Uma Aventura LEGO
Para quem vai a torcida: Festa no Céu
Quem acho que leva: Uma Aventura LEGO
Quem tem chance: Como Treinar o Seu Dragão 2
Quem poderia estar aí: O conto da princesa Kaguya
Festa no céu foi a animação mais incrível do ano e é uma pena não ser nem o segundo favorito da categoria. Uma Aventura Lego também é ótimo e surpreende, além de ter os elementos perfeitos da cultura americana (os dubladores são atores queridos, as piadas são internas, tudo do jeitinho que a Academia adora). Operação Big Hero merece destaque, mas a Disney fez mesmo o dever de casa, nada tão original com os dois citados. Fica a menção honrosa ao filme do Studio Ghibli, que poderia ter entrado no lugar de Os Boxtrolls.
MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL

Jóhann Jóhannsson - A Teoria de Tudo
Trent Reznor, Atticus Ross - Garota Exemplar
Antonio Sanchez - Birdman
Hans Zimmer - Interestelar
Para quem vai a torcida: Garota Exemplar/ A Teoria de Tudo
Quem acho que leva: Birdman
Quem tem chance: Garota Exemplar/O Jogo da Imitação
Quem deveria estar aí: Sob a Pele, por Mica Levi.
A trilha de Garota Exemplar conduz o filme por inteiro, é elemento-chave, assim como em Sob A Pele. A Teoria de Tudo tem uma trilha belíssima e sensível, sem pieguismo. Tanto a de O Jogo da Imitação como a de Birdman foram bem elogiadas e para grande surpresa, a de menos potencial é a do brilhante Hans Zimmer (nome mais conhecido). A trilha de Interestelar é a mais comum das cinco e apela para o melodrama em algumas faixas, sem deixar de de ter seus méritos, claro. No entanto, todos as outras quatro concorrentes merecem mais.
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
![]() |
Selma é a cidade onde se passa a cinebiografia de Martin Luther King |
"Glory" - Selma por John Legend e Common
"Mercy Is" - Noé por Patty Smith e Lenny Kaye
"Opportunity" - Annie por Greg Kurstin, Sia Furler, Will Gluck
"Yellow Flicker Beat" - Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 por Lorde
Para quem vai a torcida: Yellow Flicker Beat
Quem acho que leva: Glory
Quem tem chance: Big Eyes
Quem deveria estar aí: Everything Is Awesome, de Uma Aventura Lego, The Apology Song ou No Matter Way You Are, ambas de Festa no Céu.
Já imaginou Lana Del Rey levando Globo de Ouro para casa? Aí é que ninguém mais aguenta mesmo (brinqs). Embora não seja apreciadora do pseudo indie da cantora, "Big Eyes" é ótima e teria mais chance se não tivesse uma "Glory" no meio do caminho. Já a canção da Lorde é a minha favorita, mas não vejo lá muita chance para a música tema de Jogos Vorazes:A Esperança - Parte 1. As canções que deveriam estar não poderiam ser mais excelentes. O que dizer de "Everything is Awesome", se não ela ser o novo Let it Go? HAHAHAHA A música é contagiante e hilária, cheia de piadinhas referentes à cultura americana (tem até trecho satirizando a cafeteria Starbucks). Já as canções originais de Festa no Céu são lindas, assim como o cover de "Creep", do Radiohead e de "Falling In Love With You", do Elvis Presley.
TV (SOMENTE PREFERÊNCIAS):
- Aqui minhas torcidas são para Matt Bomer no telefilme The Normal Heart na categoria de Melhor Ator Coadjuvante,
- True Detective em Melhor Ator de Minissérie ou Telefilme, concorrendo com Woody Harrelson e Matthew MacConaughey (não tenho preferência, um dos dois levando tá bom já).
- Jessica Lange como coadjuvante em American Horror Story: Freakshow.
- True Detective como Melhor Minissérie ou Telefilme.
- Lena Dunham como Melhor Atriz de Comédia ou Musical por Girls, assim como a série é minha favorita na categoria Comédia.
- Já no drama, é House Of Cards na cabeça. Melhor Série, Melhor Ator e Melhor Atriz, embora Viola Davis também tenha arrasado esse ano com How I Get Away with Murder, meu voto é mesmo para o casal Underwood, interpretados por Kevin Spacey e Robin Wright.
É isso gente, amanhã provavelmente vai dar tudo o contrário porque não sou boa em apostas, rs. Mas consegui fazer uma lista de razão e coração aqui. Fica a torcida para que a cerimônia seja divertida e que os melhores vençam.
Comentários
Postar um comentário