[Review] "Garota Exemplar" é um filme exemplar


Um filme dirigido por David Fincher (Clube da Luta, O Curioso Caso de Benjamim Button), estrelado por Ben Affleck (Argo), com um roteiro adaptado de um livro best-seller, são apenas alguns ingredientes de um dos melhores filmes (se não o melhor), lançados em 2014. Ao assistir  ao trailer de Garota Exemplar, a impressão que se tem é que estaremos diante de mais um filme clichê sobre quem matou a personagem principal, interpretada pela incrível Rosamund Pike. É isso, só que muito, muito mais.






Amy Dunne (Rosamund Pike) e Nick Dunne (Ben Affleck), formam um casal apaixonado, que no início do filme estão completando 5 anos de união. Só que exatamente no dia do aniversário de casamento, Amy desaparece, deixando pela casa evidências de que fora assassinada. O caso ganha repercussão nacional na imprensa, já que Amy é famosa por estrelar desde pequena a série de livros infantis "Amazing Amy" (Garota Exemplar), e a mídia logo coloca Nick como o principal suspeito do caso. A partir daí se tem início o roteiro mais bem elaborado do ano, com muitos flashbacks e situações que deixam o espectador em dúvida até o momento, abrupto, em que tudo é revelado. E é exatamente esse o diferencial do roteiro de Garota Exemplar: o suspense do filme, ao contrário de outras produções do gênero, não é mantido até o final da projeção. Pode-se dizer que temos duas experiências distintas ao assistir Garota Exemplar: a primeira,durante o início  até o final da primeira reviravolta, e no segundo ato, que deixa tudo tão ambíguo que nos faz questionar sobre todas as questões morais relacionadas à mídia e ao que somos capazes de fazer. O mérito todo fica por conta da própria autora do livro, Gillian Flynn, que escreveu o roteiro da produção.

O filme também traz algumas pitadas de humor negro, como nas cenas em que Nick é assediado pela imprensa durante uma coletiva, e sorri para a foto, ou quando o advogado de Nick, Tanner Bolt (Tyler Perry), entra em cena como um profissional especializado em escândalos de celebridades.

Rosamund Pike é um show à parte e uma descoberta. Amy Dunne é uma personagem com tantas nuances,que quando se assiste ao filme, se torna impossível visualizar outra atriz a interpretando, e fica aqui a torcida para pelo menos uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz em 2015. Carrie Coon, da série "The Leftovers", é outro destaque, como a irmã gêmea de Nick, Margo Dunne. Ela é uma espécie de porto seguro do irmão, e o ajuda a descobrir os segredos que Amy deixou pra trás, numa relação de amizade  que evidenciou a química entre os atores. Os detetives que investigam o desaparecimento de Amy também são destaques. A detetive Rhonda Rhymes (Kim Dickens), representa o lado imparcial da investigação, e mesmo que todas as evidências apontem para Nick como culpado, ela segue procurando por mais provas, enquanto o seu parceiro, Jim Gilpin (Patrick Fugit), acredita que Nick é culpado, assim como a imprensa.

A trilha sonora, de Trent Reznor e Atticus Ross, é um elemento marcante da narrativa, presente em praticamente todas as cenas. Difícil é saber se a trilha foi realizada junto com o roteiro ou se depois, já que as músicas parecem ser milimetricamente construídas para cada cena.

Ouça abaixo a trilha sonora de Garota Exemplar, por Trent Reznor e Atticus Ross:





No Brasil, Garota Exemplar não teve uma boa distribuição nos cinemas, saindo das principais salas após duas semanas de exibição. Nos EUA, o filme foi bem recebido, figurando entre as 5 maiores bilheterias do país por mais de um mês. Pra quem não ainda não viu, resta esperar o lançamento do filme em DVD/Blu Ray e nas principais plataformas de streaming.



Comentários

Postar um comentário