![]() |
Britney Spears em Toxic |
A 31ª edição do VMA acontece neste domingo (24), pela MTV, e pra aquecer, o Claquete Pop preparou uma lista com os videoclipes mais azarados da história da premiação, com muitas curiosidades sobre cada produção. A lista é composta por clipes que marcaram época, e que mereciam o principal prêmio da noite, o Clipe do Ano. Confira abaixo:
7º Gwen Stefani - Hollaback Girl
Em 2005, Gwen Stefani estava no auge de sua carreira solo, e com um mega hit escrito e produzido por Pharrell Williams, "Hollaback Girl", que contava com um videoclipe com direito à coreografia de líder de torcida e direção de arte caprichada. O clipe de "Hollaback Girl" praticamente morou no extinto Disk MTV e em várias paradas musicais pela MTV mundo afora, e foi indicado a 3 VMA's, incluindo Clipe do Ano. Porém, não levou nenhum astronauta de prata pra casa e perdeu o prêmio principal da noite, Clipe do Ano, para o Green Day, com o ótimo "Boulevard Of Broken Dreams", deixando a Gwen com cara de bunda em rede mundial.
6º Amy Winehouse - Rehab
Em 2007, a eterna diva do Soul e do R'n 'B Amy Winehouse, surgiu como um furacão trazendo o seu visual e música retrôs para as paradas musicais norte-americanas. Neste mesmo ano, "Rehab" chegava ao 9º lugar da Billboard Hot 100, Amy performava a música no MTV Movie Awards , além de ter um especial com show da artista exibido na emissora. Amy foi indicada nas categorias Artista Feminina do Ano e Artista Revelação, e o Clipe de "Rehab" foi indicado a Clipe do Ano, porém, não foi o suficiente para ganhar nenhuma das categorias. Rihanna levou o astronauta de prata de Clipe do Ano por "Umbrella" e Amy sequer compareceu na premiação.
5º Nirvana - Smells Like Teen Spirit
1992, o grunge saía do alternativo e ganhava o mainstream norte-americano. Kurt Cobain e o Nirvana surgiam e faziam história, abrindo espaço para bandas como o Pearl Jam. O videoclipe de "Smells Like Teen Spirit" rodava sem parar na grade de programação da MTV, se tornando clássico em pouco tempo. O clipe foi indicado nas categorias Clipe do Ano e Escolha da Audiência, porém perdeu para o Van Halen e Red Hot Chili Peppers, respectivamente. Como consolação, "Smells Like Teen Spirit" venceu nas categorias Melhor Clipe Alternativo e Artista Revelação.
4° Christina Aguilera- Ain't No Other Man
2006 foi um dos últimos anos em que Christina Aguilera realmente fez sucesso. A cantora, que possui uma das vozes mais potentes da nossa geração, lançou um álbum completamente retrô, "Back To Basics", com o produtor Mark Ronson, que trabalhou também com Amy Winehouse em "Back To Black". A videografia dessa Era é impecável, com clipes memoráveis como "Hurt" e "Candyman". O primeiro clipe extraído do CD, "Ain't No Other Man", tem uma fotografia maravilhosa e Christina encarna uma verdadeira diva retrô a la Marilyn Monroe, com muita coreografia e figurinos incríveis. "Ain't No Other Man" recebeu 4 indicações ao VMA, incluindo Clipe do Ano, mas perdeu todas (o clipe do ano foi para a banda emo do momento Panic At The Disco, com "I Write Sins, Not Tragedies), deixando a X-Tina com uma carinha bem triste.
3° Britney Spears - Toxic
Até 2008, a eterna princesa do pop nunca havia ganhado um astronauta de prata sequer, mesmo com clipes memoráveis como ."..Baby One More Time"," Oops! I Did It Again" e "I'm A Slave 4 U". Porém, em 2004, Britney lançou o vídeo para Toxic, cheio de efeitos especiais e com a cantora interpretando 3 personagens diferentes. O vídeo causou polêmica por causa da cena em que Britney aparece quase nua, apenas com uma transparência, e a música é considerada por muitos a melhor da artista (ganhou um Grammy de Melhor Gravação Dance em 2005). O clipe foi indicado a 4 VMA's (Clipe do Ano, Clipe Feminino, Clipe Pop e Clipe de Dança), mas perdeu todos (o Clipe do Ano foi para o Outkast, com Hey Ya), até Melhor Clipe Pop.
2° Michael Jackson - Thriller
Considerado o Melhor Clipe de todos os tempos por muitos, "Thriller" foi um videoclipe que fez história e mudou o modo como se fazia clipes na época. No primeiro VMA da história, em 1984, o vídeo foi indicado a 6 categorias (Clipe do Ano, Clipe Masculino, Melhor Conceito, Melhor Performance, Melhor Coreografia e Escolha da Audiência - ganhando as três últimas categorias), porém perdeu o principal prêmio da noite, Clipe do Ano, para a banda The Cars, com "You Might Think". Revoltante, não é mesmo?
1° Michael Jackson - Black Or White
O Rei do Pop também era o Rei do Videoclipe. Em 1992, Michael Jackson lançava mais um clipe bombástico para a faixa "Black Or White", que se transformou em um evento global, sendo transmitido simultaneamente em várias emissoras pelo mundo todo. No Brasil, o clipe foi exibido no Fantástico. O efeito morfo, em que as pessoas se transformavam em outras, foi usado pela primeira vez em "Black Or White", e os 4 minutos finais da produção mostravam Michael quebrando tudo em um acesso de violência. A violência em questão causou a censura do videoclipe, que teve a sequência final cortada posteriormente, mas a MTV norte-americana continuou exibindo o vídeo na íntegra durante a madrugada.
"Black Or White" é sem dúvida um dos melhores clipes de todos os tempos, e recebeu apenas 1 indicação ao VMA de 1992 por Melhor Efeitos Especiais, perdendo o prêmio. Merecia muito mais né? É o nosso primeiro lugar!
Comentários
Postar um comentário