"Sob a Pele" é uma ótima ficção científica conceitual


Vários filmes já retrataram a invasão alienígena ao nosso planeta, sempre com muita ação, guiado por um herói humano que salva a nossa a pele. Em "Sob a Pele" (Under The Skin), de Jonathan Glazer (Reencarnação), vemos exatamente o oposto:  a invasão ocorre de maneira discreta, e não sabemos exatamente o que motiva essa  incursão extra-terrestre. Sob a Pele também é um filme que não vai agradar aos expectadores  de ficção científica com ação convencionais.  A produção já tem um início atípico: uma sequência de alguns segundos de tela preta, com a nossa alienígena predadora aprendendo a enunciar palavras em inglês. 

Scarlett Johansson vive a personagem central do filme, uma alienígena sem nome, que com o auxílio de outro alien (também sem nome), provavelmente o líder da missão enigmática, sai pela cidade em uma van, com o propósito de seduzir rapazes e levá-los para a sua casa. Durante o filme, vemos a alienígena seguir em sua caçada ao mesmo tempo que absorve as emoções humanas, ao meu ver, o principal arco da história. O que chama a atenção nessa caça predatória, é que a alien só leva para o seu sombrio apartamento homens solteiros ou que não tenham família, o que já indica o primeiro indício de humanização da personagem. Chegando no apartamento, tem início o clímax da caça: Scarlett tira a roupa enquanto a vítima a segue e é sugada por uma espécie de gosma preta. As cenas podem ser consideradas como umas das mais tensas do últimos anos, mérito também de uma trilha sonora marcante  e aterradora, composta por Mica Levi.

O conceito e a estética do filme são peculiares, fazendo parte da narrativa, que com poucos diálogos, é  apoiada no instinto, tanto da personagem principal interpretada por Scarlett Johansson, quanto do espectador.  A fotografia de "Sob a Pele" é limpa, quase como um documentário. Uma curiosidade que destaca ainda mais essa estética de documentário, é o fato das cenas em que Scarlett aborda suas vítimas , serem filmadas com câmera escondida, e os rapazes serem avisados depois que estavam participando da gravação do filme.

"Sob a Pele" é um ótimo filme de suspense que evoca sensações e interpretações diversas sobre o que realmente a alienígena estava fazendo aqui na terra, e vale muito a pena assistir, não só para ver as belas curvas da musa Scarlett Johasson, mas por toda experiência estética e narrativa positivamente incomuns da produção.

Nota: 9.
Onde Encontrar: Já disponível On-Demand na internet.

Comentários

Postar um comentário