Sexta-feira 13: Sorte no Cinema



Considerada maldita desde o século 14, o claquetation te dá uma ótima desculpa para embarcar no horror show hoje: Sexta-feira 13, dia macabro, dia do azar, e por incrível que pareça, uma superstição cristã ainda levada a sério por muita gente. Segundo matéria da revista National Geographic de 2004, nos Estados Unidos cerca de 900 milhões de dólares são perdidos nas sextas-feiras 13, justamente devido às pessoas se recusarem a fazer qualquer tipo de negócio na data. Além de mais algumas curiosidades que vocês vão conferir nesse post, o CLAQUETE POP ADVERTE: Não saia de casa e faça uma maravilhosa maratona de terror, suspense e palhaços (vocês vão entender o por quê do ~palhaços~ ao longo do post) com nossas indicações a seguir ou se cubra da cabeça aos pés com o lençol.

Filme Sexta Feira 13
Sexta Feira 13 é uma conhecida série de filmes de terror que teve o seu início em 1980, criada pelo diretor Sean S. Cunninghan. O filme tem como figura principal Jason Voorhees, um implacável assassino em série e foi provavelmente inspirado em clássicos como "O Massacre da Serra Elétrica". Mas, acredito que é a franquia do serial-killer que nunca morre a verdadeira inspiração para diversos filmes do gênero, como "Pânico" e "Eu sei o que vocês fizeram no verão passado".



Tá, Sexta-feira 13 tem o seu valor no mundo Horror Trash, mas só foi citado nesse texto pela referência clássica a data. Falando em clássicos, vamos voltar mais no tempo, para 1968, no Edifício Dakota, em Nova York.



Quando O Bebê de Rosemary (Rosemary's Baby) foi lançado, acabou causando muita histeria na época. O grande trunfo do diretor Roman Polanski foi de representar os satanistas da história como pessoas normais, a primeira vista, e integrados na sociedade. Isso deixou aquela sensação de que "eles estão entre nós", fato que não se via nos filmes de terror da época, que sempre retratavam os seguidores do Diabo como lunáticos logo de cara. A história é sobre um jovem casal que se muda para um prédio habitado por estranhas pessoas. Quando Rosemary Woodhouse (Mia Farrow) engravida, passa a ter estranhas alucinações e sintomas nem um pouco comuns de uma gravidez normal. Ao mesmo tempo, passa a suspeitar das pessoas aos seu redor, inclusive do próprio marido, Guy Woodhouse (John Cassavetes), sobre suas reais intenções com a criança que estar para nascer.


Estranhas coincidências envolvem os bastidores do filme: Em agosto do ano de seu lançamento, a atriz Sharon Tate, esposa do diretor, é assassinada a facadas por quatro fanáticos de uma pequena seita reclusa da Califórnia. Sharon estava grávida e mais quatro pessoas morreram no ataque, ocorrido na casa de Polanski. Na porta do local, os criminosos escreveram "porco" com o sangue das vítimas.


A seita em questão era conhecida como Família Manson e fundada por Charles Manson. O crime ficou conhecido como "Helter Skelter", nome de uma canção dos Beatles (a expressão significa "caos", "decadência"), banda da qual Manson era grande fã. Anos depois, John Lennon é assassinado, em Nova York, na porta do prédio onde morava, o Edifício Dakota, o mesmo onde foi filmado O Bebê de Rosemary.



Vamos agora para um filme do ano passado, grata surpresa do gênero terror, que sofreu ao longo dos anos com filmes de qualidade extremamente duvidosa. Invocação do Mal (The Conjuring), estrelado por Vera Farmiga e Patrick Wilson, conta a história de dois demonologistas mundialmente conhecidos, que foram contratados para investigar fenômenos sobrenaturais que assombram a família Perron, residentes na pequena cidade de Harrisville. Os dois profissionais só não esperavam encontrar uma entidade demoníaca poderosa, que se tornaria a maior ameaça de suas carreiras. O filme é baseado em fatos reais e foi bastante elogiado pela crítica e pelo público.



Todos os filmes citados aqui mereciam um post só pra eles, sem dúvida. Outro que é cheio de assombros tanto no set quanto fora dele é a trilogia Poltergeist. Escrito e dirigido por Steven Spielberg, sobre uma típica família norte americana que passa a lidar com o desaparecimento da filha, mas que por acaso, em um canal de TV sem sinal, pode ouvir sua voz e se comunicar com ela. Os Freeling procuram uma equipe de parapsicólogos e uma poderosa médium para trazer a menina de volta, mesmo tendo que enfrentar um mundo desconhecido, espíritos furiosos e manifestações demoníacas dentro da própria casa, que esconde um segredo terrível. ATENÇÃO: Palhaços são muito aterrorizantes.

 



 O Iluminado (The Shining), é tido por muitos como o segundo melhor filme de Stanley Kubrick, e, junto com 2001: Uma Odisseia no Espaço e Laranja Mecânica, um dos mais populares. Uma família isolada em um hotel, do qual tomam conta, cujo pai, escritor, sofre da antes introduzida Síndrome da Cabana, que ocorre quando pessoas vivendo muito tempo enclausuradas se rebelam umas contra outras. O filho do casal tem uma "iluminação" que o torna capaz de prever e rever acontecimentos e é provido de uma inteligência incomum para sua idade. Destaque para a atuação no mínimo genial do incrível Jack Nicholson.





NA TV - American Horror Story é uma série de terror criada por Ryan Murphy (Glee/NipTuck).  A produção começou em 2011, com a primeira temporada intitulada Murder House, a segunda Asylum (sendo considerada pela crítica como a melhor temporada da série, deixando muito filme de terror por aí no chinelo, com direção e roteiro fantásticos), a terceira Coven e em outubro desse ano estreia a quarta temporada, Freakshow, que se passará nos anos 50.



 Uma das precursoras da nova era de séries de terror que invadiram a TV a cabo norte americana, com referências diretas a clássicos do terror como “O Bebê de Rosemary”, “A Profecia”, “Os Outros” e “O Exorcista”, AHS surge com a proposta de que cada temporada tenha o seu arco fechado (uma nova história, com novos personagens em cada temporada). Veremos um circo de horrores em "Freakshow", comandado pela personagem da atriz Jessica Lange e Sarah Paulson interpretando uma mulher com duas cabeças. Ryan Murphy também declarou que veremos um palhaço macabro OMG e uma mulher barbada e confirmou também os nomes de Emma Roberts, Evan Peters, Angela Basset e Kathy Bates no elenco, e que, infelizmente, será a última temporada da diva Jessica Lange na série. 




MAIS CURIOSIDADES SOBRE "O 13":
  • Na mitologia nórdica, em um banquete com 12 deuses convidados, o deus Loki (espírito do mal e da discórdia) surgiu sem ser convidado e acabou causando a morte de Balder. Daí veio a crença de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa. 


  • Ainda nos nórdicos, a sexta-feira foi batizada em louvor à deusa do amor e da beleza Frigga (daí as palavras friggadag e por conseqüência friday em inglês). Com a conversão das tribos nórdicas e alemãs ao cristianismo, a deusa foi transformada pelos padres em bruxa e a lenda que se espalhou é que por vingança ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, logo 13 à mesa, para rogar pragas aos humanos. 


  • Também o escritor Mark Twain foi o 13º convidado de um banquete e quando abordado se isso lhe trouxe mau-agouro, simplesmente respondeu: "sim, porque só haviam 12 pratos de comida" FICAR SEM COMIDA ASSUSTA MAIS QUE PALHAÇOS


  • O medo da sexta-feira 13 se chama paraskevidekatriafobia, que se origina do grego Paraskeví (sexta-feira) e dekatreís (13). E O MEDO DE NÃO SABER PRONUNCIAR ISSO, CHAMA COMO?


  • Nos Estados Unidos muitos hospitais e hotéis não possuem o 13º andar e algumas companhias aéreas não têm a 13ª fileira. Já na França, quando existem 13 pessoas a uma mesa, elas podem contratar um 14ª convidado profissional.

Comentários

Postar um comentário