Aquecimento - Praia do Futuro


Clemens Schick, Jesuíta Barbosa e Wagner Moura

Nesta quinta-feira, dia 15 de maio, estreia o aguardado Praia do Futuro, do diretor franco-brasileiro Karim Aïnouz (Madame Satã) e grande elenco, que inclui o sempre espetacular Wagner Moura, a nova cara do cinema nacional Jesuíta Barbosa, e o ator Alemão Clemens Schick (007 – Cassino Royale). O ClaquetePOP vem te trazer um apanhado desse que promete ser a grande promessa brasileira desta temporada.

O filme conta a história de Donato(Moura), um salva-vidas que tem sua vida alterada por não ter conseguido salvar uma pessoa do afogamento, neste momento ele conhece o alemão Konrad (Clemens Schick), e Donato acaba largando tudo na praia do futuro, em fortaleza, para viver em Berlim ao lado do Konrad. No meio disso tudo há o irmão, Ayrton(Jesuíta), abandonado por Danato ainda pequeno e querendo alguma explicação do irmão pelo abandono.

O Karim Aïnouz classificou o filme como “quase biográfico”, pela experiência que já teve de se desmembrar do Ceará, “o lugar onde nasci, mas que nunca pertenci”. “O filme explora ao máximo a identidade e o pertencimento”, explica o diretor em algumas entrevistas cedidas. Ele também diz não quer ser lembrado por um filme apenas de temática homo afetiva, ele não quer resumir a obra em um sensacionalismo barato, “Esse filme é sobre pessoas em geral, duas delas são homossexuais, mas e daí?”.

Uma curiosidade sobre o filme foi a dificuldade que os atores tiveram em aprender a língua, tanto Wagner, quanto o alemão Clemens Schick Eles praticamente decoraram apenas suas falas para a atuação. O ator alemão Clemens Schick chegou a ficar irritado por não conseguir entender a língua, mas disse que no final das contas o estresse o ajudou a formar sua atuação no filme. Wagner teve dois meses de preparo, mas logo viu que não conseguiria atuar na língua, e fez o mesmo, decorou e apenas incorporou sotaque nas suas atuações.

Uma das peças principais do filme deve ficar por conta da sua trilha sonora, embalada por Heroes, do David Bowie. O diretor já revelou que quando ficava em dúvida sobre algum ponto do filme ele simplesmente parava e escutava a música, ele revelou que Heroes é bem semelhante ao filme, e que ela traz “um melodrama rock'n'roll, com motos e luta". Praia do futuro ainda concorreu ao principal prêmio no festival de Berlim deste ano, mas acabou não levando, infelizmente. O prêmio ficou com o chinês Bai Ri Yan Huo (Black Coal, Thin Ice), do diretor Diao Yinan.

Ainda lançaremos aqui no site uma crítica de Praia do Futuro, atualizaremos nesta mesma página assim que estiver pronta. Mas vem logo conferir o trailer do filme pra matar um pouco a ansiedade:




Obs: Os trechos das entrevista foram retirados da entrevista feita pela jornalista Mariana Paiva, do portal A Tarde.

Comentários

Postar um comentário