Uns dos filmes da década de 90 mais citados pelos cults do cinema (ou pseudo), responsável por trazer atores como John Travolta e Bruce Willis de volta a evidência no cinema americano, a atriz Uma Thurman conhecida em Hollywood, além de levar o diretor novato na época Quentin Tarantino para o foco como profeta do novo cinema que estava por vir a partir de então está completando 20 anos de sua primeira exibição nas telonas.
Pulp Fiction foi nada mais que um filme independente arriscando (e muito) em sequências fragmentadas, textos loucos, cenas escabrosas, um banho de violência, palavrões e diversas referências a filmes clássicos (inclusive a famosa cena de dança entre Vincent Vega - Travolta - e Mia Wallace -Uma Thurman - fez referência ao filme Bande à part de 64).
![]() |
![]() Quem nunca viu essa cena ou uma referência dela se mate! |
Pararei de dizer o quanto ele é louco, inovador e blá blá blá pra falar um pouco da história a quem ainda não o assistiu (por sinal, se você se diz apreciador de cinema e ainda não o viu, vá agora fazê-lo!!):
O filme exibe três histórias a partir de sete sequências embaralhadas.
Na primeira, temos os protagonistas Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson), dois matadores atrás de um boxeador com a missão de fazer a 'cobrança' a mando do chefe, Marsellus Wallace (Ving Rhames).
Na segunda história, Vincent deve levar Mia Wallace (Uma Thurman), a namorada de seu chefe gangster, para se divertir enquanto ele viaja, entretendo ela em uma noitada de drogas e rock'n roll.
![]() |
Sim, a infeliz tem um ataque! |
E é aí o momento do filme mais chocante pra mim. Uma sequência de overdose, sangue e injeção direta no coração da DANADA que tá espumando.
![]() |
Eu tenho hemofobia e não sou obrigado a ver uma coisas dessas e passar bem!!!!! |
(Pausa pra respirar fundo)
(Música pra acalmar...)
Continuemos! *-*
![]() |
Moço, que é isso na sua camis... |
A sinopse já é confusa o suficiente? Pois é, imagine o filme...
Pulp Fiction teve sua estréia exatamente há 20 anos, no dia 12 de maio de 1994 no Festival de Cannes à meia noite, Harvey e Bob Weinstein (integrantes da presidência da miramax) levaram todo o elenco do filme ao festival.
Após sua exibição, a reação da platéia já indicava que aquele filme não só seria um impactante e massivo sucesso mas também com um potencial para marcar a história do cinema e definir o rumo que as industrias cinematográficas decidiriam seguir.
E não teve erro, o filme ganhou no mesmo festival o prêmio Palma de ouro de 1994 e começou a repercutir em todo o mundo antes mesmo de seu lançamento.
Apesar de ter sido exibido pela primeira vez em maio, na França, ele só começou a ser exibido nos cinemas americanos em outubro do mesmo ano e conseguiu transformar facilmente os 8 milhões de orçamento em 200 milhões de bilheteria. Aqui no Brasil, "Pulp fiction - Tempos de violência" foi lançado apenas em fevereiro de 1995, quando já estava consolidado como ícone da cultura pop, ícone que até hoje é estampado seja em camisas, citações do tumblr, milhaaaaares de artes na internet que, meu Deus, eu queria colocar todas aqui, além de todos os elogios boca-a-boca sobre esta obra.
![]() |
Quero essa animação no meu café <3 |
Finalizo aqui a matéria com uma sensação de que tinha muito mais a falar mas ninguém tem paciência de ler não terminaria hoje e nem amanhã. Bom, fiquemos com algumas artes lindas desse filme que conseguiu inovar o cinema americano e abrir os olhos das indústrias para as produções independentes.
Comentários
Postar um comentário