O Jogo da Imitação é um capítulo pouco conhecido da Segunda Guerra Mundial
Considerado o Melhor Filme do Festival de Toronto em 2014, de acordo com o público, O Jogo da Imitação é uma cinebiografia forte sobre Alan Turing, um matemático que ajudou a Inglaterra a decifrar as mensagens criptografadas dos alemães na Segunda Guerra Mundial e salvar milhares de vidas durante o conflito.
A vida de Alan Turing (Benedict Cumberbatch) é mostrada em momentos intercalados, ora no período de sua infância e fase escolar, ora na sua vida adulta, decifrando o Enigma, como era chamado o código de mensagens alemães, junto com a sua equipe de matemáticos. A fase infantil é mostrada com delicadeza, dando ênfase ao despertar homossexual de Alan e seu primeiro amor. O ator mirim Alex Lauther emociona com suas expressões e com certeza está entre os maiores acertos do filme.
No elenco de apoio, temos como destaque Keira Knightley, como Joan Clarke e fiel escudeira de Turing e Charles Dance (de Game of Thrones), como o comandante durão Denniston. Keira dá vida a uma personagem que por ser mulher em uma época tão machista, desenvolve uma relação de fraternidade com Alan para conseguir trabalhar na equipe.
O filme tem um andamento dinâmico, expondo de maneira romantizada como Alan conseguiu decifrar o enigma junto à sua equipe. Alan Turing não é um personagem simpático, porém toda a carga dramática que o personagem passa faz com que se sinta uma empatia com ele, quase a mesma que a personagem Joan Clarke sente.
Talvez a parte mais problemática do filme seja o conflito entre o comandante Denniston e Allan, que soa forçado. Uma curiosidade é que essa parte da história foi criada exclusivamente para o filme, já que o verdadeiro Alan nunca teve contato com o comandante.
O Jogo da Imitação é um filme britânico e a sua direção de arte e fotografia estão impecáveis, não perdendo em nada para os filmes de Hollywood. A produção está indicada a oito categorias do Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator (Benedict Cumberbatch), Melhor Atriz Coadjuvante (Keira Knightley) e Melhor Roteiro Adaptado.
Comentários
Postar um comentário