Boyhood é um retrato cru e sem clichês da infância à juventude
Boyhood - Da Infância à Juventude, construiu seu hype ao longo dos últimos meses por apenas um motivo: o longa foi gravado por 12 anos consecutivos e acompanhou, em tempo real, o crescimento de uma criança, Mason (Ellar Coltrane), dos seus 5 aos 18 anos. Ao lado de sua irmã Samantha, da mãe e do pai, o filme segue de forma leve e sem levantar estereótipos. A narrativa de Boyhood nos leva à situações corriqueiras que crianças e adolescentes vivem e são facilmente identificáveis.
Richard Linklater, diretor e roteirista do filme, retrata a infância e adolescência de Mason sem os velhos clichês de filmes adolescentes. Em Boyhood, assistimos a Mason se envolver com maconha, sofrer bullyng na escola e o primeiro amor, porém a narrativa não o vitimiza. O roteiro avança na medida em que vemos Mason formar a sua visão de mundo, e escolher quem ele quer ser, que são experiências e dilemas que todos nós passamos.
Filho de pais separados, Mason convive com a sua mãe, interpretada pela ótima Patricia Arquette, e com uma irmã um tanto egocêntrica e com padrastos alcolistas e abusivos. Seu maior amigo é o pai, interpretado por Ethan Hawke, que juntos exibem tanta química na tela, que até parecem pai e filho de verdade.
A fotografia remete aos anos 90, com cara de VHS, o que dar um ar nostálgico ao filme. A trilha sonora também merece destaque, com músicas que vão de Yellow, do Coldplay, passando por Paul McCartney até Lady Gaga.
Um curiosidade interessante, é que apesar da produção do longa ter durado 12 anos, o elenco central do filme gravava as cenas por 3 ou 4 dias a cada ano, totalizando 40 dias de filmagens ao longo desses 12 anos. O filme também chama atenção pelo seu roteiro. Identificamos em que período do tempo vemos a história de Boyhood através de algum grande fenômeno da cultura pop. Logo no início do filme, a personagem Samantha, irmã de Mason, canta e dança o hit da cantora Britney Spears, "...Oops, I Did It Again" e identificamos que o filme está se passando entre 2000 e 2002. Ao longo da projeção, outros fenômenos são explorados pelo roteiro.
Confira aqui os indicados ao Globo de Ouro 2015
Boyhood já é considerado um dos melhores filmes do ano pela crítica e público, recebendo 4 indicações ao Globo de Ouro 2015, incluindo Melhor Filme de Drama, e indicações ao Critic's Choice Movie Awards 2015, uma das prévias mais quentes do Oscar. Pra quem não viu, vale a pena assistir.
Comentários
Postar um comentário