Acho que você ficou espantado pelo filme já ter cinco anos de existência, não é mesmo? Pois é, o tempo corre e nem notamos o quanto, mas vamos deixá-lo de lado para revisitar o "Sr. Fredricksen" e o patrulheiro Russel, e conhecer algumas curiosidades que você nem sequer imaginava sobre o filme.
O filme foi lançado nos EUA no dia 29 de maio de 2009. Três meses depois, ele chegaria aos cinemas brasileiros, no dia 4 de setembro(ainda não entendo o atraso gigantesco que há nos filmes da Pixar aqui no Brasil. Gosto de pensar que esses atrasos, que no caso de UP foram de absurdos três meses, são relacionados ao cuidado e perfeição que as dublagens dos filmes têm aqui no Brasil. O último filme da Pixar lançado em território tupiniquim foi "Universidade Monstros", onde nota-se um atraso de um mês em relação a estreia americana).
A história começa com Carl Fredricksen, ainda criança, admirando o explorador Charles Muntz. Ao mesmo tempo, ele se decepciona, já que o explorar foi acusado de fraude por não provar que existe de fato uma ave gigante no Paraíso das Cachoeiras. No mesmo dia ele acaba conhecendo sua futura esposa, Ellie. Ele estranha toda a energia daquela menina banguela, mas ele sabe que ela é tão aventureira quanto ele, e acaba se apaixonando.
Aí vem a Pixar e consegue fazer uma das sequências mais emocionantes do cinema animado. Por favor, quem não chorou com essa cena? É uma sequência impecável. Uma vida de amor, compartilhamento, decepções e morte sendo encaradas de frente e juntos. Sendo retratadas com uma leveza que só a Pixar poderia fazer, e isso tudo em menos de 5:00 minutos. É simplesmente incrível.
Logo após isso, somos apresentados ao Carl mais velho e ranzinza, já sem a sua Ellie. Uma construtora está para despejá-lo da sua amada casa, mas ele tem um plano. O que ele não imaginava é que um garoto poderia lhe trazer tantas aventuras. Russel aparece em sua sacada, apenas para atravessá-la de um lado para o outro de uma rua qualquer, mas o Carl não quer saber disso e logo despista o garoto. É ai que Carl resolve colocar o plano dele em ação, voar para longe com sua amada casa, sua amada Ellie para o Paraíso das Cachoeiras. Ele é surpreendido por Russel em sua varanda e a aventura começa.
Esse foi o segundo trabalho do diretor Pete Docter. O seu primeiro filme foi o também marcante "Monstros S.A.". Pete já era um veterano dentro da Pixar, ele foi o terceiro animador a se juntar ao grupo na época de criação de Toy Story. Pete volta com mais um projeto original em 2015, "Inside Out". Nós noticiamos sobre ele no nosso Notícias do Mundo Hollywoodiano. Confere lá depois.
Não poderíamos esquecer do nosso patrulheiro Russel. Aquele gordinho que só queria ajudar um velhinho a atravessar uma rua para ganhar a última honraria dos escoteiros que lhe faltava, não imaginava o mundo de aventuras que ele estava prestes a entrar. O nome original de Russel seria Lewis, mas os produtores resolveram logo trocar os nomes para que as pessoas não associassem ao personagem da "Família do Futuro", que tinha sido lançado a alguns anos atrás pela Disney, e não pela Pixar.
Como todos sabemos, a casa por si só é um personagem do filme. Ela é a personificação da Ellie, após o seu falecimento. Normalmente, os móveis devem permanecer imóveis, mas como a casa voa em determinada parte do filme, eles tiveram um trabalho de animação especial para mostrar que tinham mudado durante a viagem.
Kevin, um dos personagens mais geniais da Pixar, foi projetado a partir de avestruzes. Alguns animais foram aos estúdios da Pixar em Emeryville,Califórnia. Isso foi feito para que os animadores pudessem interagir e ter inspiração para desenhar o que seria a Narceja, ou melhor dizendo, o Kevin.
O visual do Charles Muntz é uma mistura de quatro homens de peso. ErrolFlynn (ator famoso na década de 30 com o seu famoso "Capitão Bloond" em 1935), Clark Gable (E o Vento Levou...), Howard Hughes (aviador, produtor e diretor de cinema) e o próprio Walt Disney, que foi homenageado nesse mix de personagens mitológicos do cinema mundial. E não é que você nota várias semelhanças com os personagens da vida real?
O designer Abert Lozano queria transparecer brilho e uma presença forte para o personagem, por isso as escolhas.


Assim como o Kevin, os especialistas também foram explorar a geografia dos locais. O Paraíso das Cachoeiras foi baseada em formações geológicas reais. Como o Monte Roraima e o Salto Ángel, conhecida como maior catarata do mundo que fica localizada na Venezuela e tem 979m.
Os vilões mais atrapalhados(e por que não amados?), tiveram suas formas projetadas a partir de balas e mísseis guiáveis, olha que louco! :O Os nomes deles são Alfa, Beta e Gamma.
O que falar do
Dug? Aquele cachorro fofo que sempre quer brincar com a bola. Se mantém um
cão fiel e leal, e soube escolher qual o lado certo. Uma curiosidade sobre o Dug
é que ele foi pensando como um cruzamento entre um Labrador e um Golden Retriever. Ele também é o único do grupo que o nome não é uma
letra grega. Na dublagem brasileira, quem emprestou a sua voz para o personagem foi o filho do Chico Anysio, Nizo Neto, que já é um dublador experiente. Pra quem não lembra, ele interpreta o Ferris Bueller de "Curtindo a Vida Adoidado". Quem emprestou a voz ao Carl Fredricksen foi o próprio Chico Anysio, e sinceramente? Ele está PERFEITO com sua dublagem, se encaixou perfeitamente.
Muitos dos desenhos feitos no "Livro de Aventuras" foram desenhados pela própria filha do diretor Pete Docter. Ela também emprestou a sua voz para o personagem da Ellie.
Up foi a segunda animação a concorrer ao Oscar de melhor filme, a primeira foi "A Bela e a Fera", em 1991. No mesmo, ano ele não conseguiu o prêmio de melhor filme, mas ganhou merecidamente o Oscar de melhor animação. Foi sucesso de crítica e público, arrecadando quase $1 Bilhão de dólares em todo o mundo.
Up - Altas Aventuras é uma animação memorável, onde a Pixar se arriscou bastante tentando algo novo, uma história mais adulta e um assunto mais sério, onde uma das cenas iniciais mostra uma morte e te faz chorar e refletir por longos minutos, algo impactante para crianças. Mas o que poderia ter sido um verdadeiro tiro no pé, tornou-se um dos filmes mais agradáveis e tocantes que já assisti. Uma história que te faz encher os olhos com lágrimas em diversos momentos, que te faz pensar nos seus avós e em como sua vida é curta. Que ela passa tão rápido que quando você perceber, pode ser tarde demais. Mas ensina também que nunca é tarde para se viver uma nova aventura. Curta cada momento, aproveite! E como diz a Ellie e o Charles Muntz, "A aventura está lá fora!"
Comentários
Postar um comentário